UNIVERSIDADE EM PAUTA – A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) viveu um dia histórico na segunda-feira, 24 de fevereiro, com a realização da primeira colação de grau do Campus Salgueiro. A turma 2024.1 de Engenharia de Produção colou grau numa cerimônia realizada à noite, no auditório do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), mesmo local que sediou a Aula Inaugural do curso, em 2019.
A primeira turma a concluir o curso foi composta por cinco estudantes que vivenciaram, ao longo da graduação, a pandemia de Covid 19 e as aulas remotas, entre outros desafios, como lembraram na solenidade. Os estudantes graduados em Engenharia de Produção nesta primeira turma foram: Daniely Inácio Galvão, Diego Vítor da Silva, Gustavo José Bezerra Pires, Isabella Alves Cavalcanti e Maria Valéria de Carvalho André.
A colação de grau contou com a presença do pró-reitor de Ensino, Marcelo Ribeiro, que presidiu a cerimônia representando o reitor Telio Leite Nobre, impossibilitado de participar do evento; do coordenador do Colegiado de Engenharia de Produção, Lenilson Olinto Rocha, que também foi o patrono da turma; e do professor Felipe Guilherme de Oliveira Melo, paraninfo da turma. Na plateia, familiares e amigos dos formandos, além de docentes do curso e servidores técnico-administrativos do Campus. Também participaram da solenidade o chefe de Gabinete, Müller Alencar; o prefeito Universitário, José Pedro da Silva Neto; e o vice-prefeito de Salgueiro, Emmanuel Guedes Filgueira Sampaio.
Em seu discurso, o orador Gustavo José Bezerra Pires relembrou o início da trajetória na graduação, as aulas na Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (Fachusc), onde o curso teve início, a luta por uma sede própria para o Campus, a dedicação aos estudos e a resiliência às dificuldades. Ele também destacou o apoio dos professores e da família para que cada um dos estudantes chegasse até o final do curso. “O futuro nos espera e tenho certeza de que levaremos tudo o que vivemos aqui para construir carreiras de sucesso e, principalmente, honrar o nome da nossa profissão”, concluiu Pires.
Durante a colação, também houve a entrega da Láurea Acadêmica à estudante Maria Valéria de Carvalho André. Natural de Salgueiro, Maria Valéria já planeja dar continuidade à sua formação, fazendo pesquisa em cursos de mestrado e doutorado. “Quero seguir a carreira acadêmica”, contou. Na graduação, ela participou de diversos projetos de pesquisa, que tiveram início ainda no primeiro período, quando foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo Acadêmico (BIA). “Esse é um momento incrível em que a gente vê que todo o esforço deu certo”, afirmou a engenheira de produção.
A conquista também foi celebrada pelos pais da estudante Daniely Inácio Galvão. A família é de Cedro (PE) e no início do curso Daniely se mudou para Salgueiro, depois de muito diálogo e negociação com os pais. “O coração está a mil. Lembramos das dificuldades do início, que foi mais complicado. Mas foi muito bom para ela”, disse a mãe Lucimar Inácio. Primeira da família a concluir a graduação, Daniely foi contratada pela empresa onde estagiou. “No início do curso, eu tinha muitas dúvidas, mas fui conhecendo mais sobre a atuação do profissional de Engenharia de Produção e gostando do curso. É uma profissão que possibilita uma atuação ampla, em várias áreas”, comentou Daniely.

O paraninfo Felipe Melo falou das dificuldades enfrentadas pelos discentes e da superação de desafios durante o curso, da importância do apoio familiar na trajetória dos estudantes e das possibilidades de atuação do profissional de Engenharia de Produção. “Vocês, formandos da primeira turma de Engenharia de Produção da Univasf – Campus Salgueiro, têm a honra de fazer parte da história deste curso, reconhecido com conceito máximo pelo Ministério da Educação. Além de carregar consigo, o nome desta instituição, que tem feito história”, destacou Melo em seu discurso.
O reitor Telio Leite enviou um vídeo que foi exibido ao final da cerimônia, no qual ele relembrou o processo de implantação do Campus Salgueiro, a chegada dos primeiros docentes, técnicos-administrativos e estudantes do campus, o início das atividades letivas. Ele também ressaltou o conceito 5, nota máxima obtida pelo curso de Engenharia de Produção na sua avaliação para reconhecimento, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). “Agradeço por vocês terem escolhido a Univasf e o Campus Salgueiro e por acreditarem nesse projeto, contribuindo para ele aconteça. As avaliações do MEC demonstram de maneira inequívoca que nós estamos no caminho correto”, disse o reitor aos formandos.
Ele concluiu parabenizando a primeira turma de graduandos do curso e lembrou que os novos engenheiros de produção poderão retornar à Univasf para cursar pós-graduação ou se tornar parte do corpo de servidores da Instituição, após concurso público. “Todos vocês serão sempre muito bem-vindos à nossa Instituição. A vida é cheia de desafios, dificuldades e superações, mas é importante que vocês nunca percam o propósito, o caminho que trilharam em busca da realização e da felicidade”, afirmou.
COM ASSESSORIA DE COMU NICAÇÃO