Modelo é oferecido na versão Allspace R-line, equipada motor de 186 cavalos de potência
Sérgio Dias, especial para o Tribuna Nordeste
AUTONEWS – Há quase um ano a Volkswagen voltava a comercializar no mercado brasileiro o Tiguan, após uma ausência de dois anos. Tivemos a oportunidade de conhecer e avaliar o SUV durante a última semana, que é oferecido por aqui na versão Allspace R-line com sete lugares e preço a partir de R$ 284.590,00.
Maior mais caro SUV da Volkswagen no mercado brasileiro, o Tiguan Allspace R-line é o topo de linha dos modelos da marca nesse segmento. Temos, por ordem de porte e preço, o Nivus, depois o T-Cross e por último o Taos, até chegar no Tiguan.
Suas vendas até o mês de julho estão em 2,1 mil unidades emplacadas. Número menor que o vendido por Mitsubishi Eclipse Cross e Ford Territory, mas a frente de Chevrolet Equinox, Toyota RAV4 e Ford Bronco.
O Volkswagen Tiguan Allspace R-Line é equipado com motor 300 TSI apenas a gasolina que, com uma transmissão automática de oito velocidades, entrega uma potência de 186 cavalos.
No design, a dianteira recebe linhas mais esportivas, com as tomadas de ar maiores e detalhes em preto brilhante e cromado. Os faróis IQ.Light Matrix estão interligados pela assinatura noturna em LED que se estende por toda grade exclusiva cromada com emblema da linha “R”.
Na traseira, a parte inferior do para-choque traz novas ponteiras de escape, os detalhes em preto brilhante seguindo a linha da dianteira, e as novas lanternas em LED com assinatura exclusiva. As inéditas rodas, com detalhe diamantado de 19”, estão calçadas em pneus de medida 235/50.
De série, o carro já conta com itens que são conhecidos de toda a linha Volkswagen: controles de tração e estabilidade (ASR e ESC), seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), frenagem automática pós-colisão, frenagem de manobra, assistente de partida em rampa (Hill Hold), controle de pressão dos pneus e bloqueio eletrônico de diferencial (XDS+).

Um grande destaque do Volkswagen Tiguan Allspace R-Line é o Travel Assist. Trata-se de um sistema semiautônomo de nível 2. A função é uma combinação dos sistemas de Lane Assist e o controle de cruzeiro adaptativo com função Stop&Go (ACC), sendo capaz de assumir os controles longitudinal e lateral do carro. Na rodagem em estrada, por exemplo, o sistema mantém o veículo centralizado na faixa, oferecendo mais conforto para quem está atrás do volante.
Ainda na lista de segurança ativa, o SUV está equipado com frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres (AEB), alerta de ponto cego (Blind Spot Monitoring) e assistente de tráfego cruzado, em manobras, os sensores do carro detectam outros veículos cruzando a traseira e emitem alertas ao condutor.
Para facilitar as manobras em shoppings ou na garagem de casa, o Tiguan ainda conta com sistema Park Assist para vagas perpendiculares e paralelas. Basta selecionar a vaga na central multimídia que o sistema atuará auxiliando a manobra do veículo.
Mais sobre a versão R-Line
R-Line é a nomenclatura tradicional da Volkswagen para modelos que unem esportividade com os principais atributos de conforto, segurança e tecnologia.
Os itens de conforto, tecnologia e segurança tomam conta da cabine. Os bancos em couro são perfurados, climatizados, elétricos e com memória para o motorista. E ainda recebem o emblema “R” no encosto. O novo volante capacitivo com botões touch, aquecimento e shift paddles tem alusão à versão R-Line na parte inferior. O acabamento em couro se estende para o painel e também para as quatro portas com porta-objetos revestidos de carpete, completando os materiais premium do habitáculo.
No painel, o Active InfoDisplay de 10,25” totalmente configurável é controlado pela central multimídia Discovery Media com tela de 8”, que oferece conectividade sem fio para smartphone (Apple CarPlay e Android Auto), navegação nativa, câmera de ré, controle de voz e ajustes do veículo, como o seletor de modo de condução (Eco, Normal, Sport e Individual) ou da luz ambiente da cabine com 30 opções de cores.
O ar-condicionado Climatronic Touch é de três zonas com saídas de ar e configuração de temperatura para os ocupantes do banco traseiro. O porta-objetos no console central integra o carregador de celular por indução com os botões de ignição, freio de estacionamento eletrônico, Start&Stop, Auto Hold e os sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.
Para quem viaja na terceira fileira de bancos, o acesso é facilitado pelo rebatimento do banco traseiro, além do bom espaço para as pernas. O espaço para o porta-malas ainda é generoso, mesmo com a terceira fileira em uso. A tampa traseira é elétrica com função Easy Open, facilitando a abertura quando as mãos estão ocupadas.
Para encontrar a configuração perfeita para a sua garagem, o SUV conta com teto solar panorâmico como opcional e cinco cores na paleta: a sólida Branco Puro; as metálicas Prata Pyrit, Cinza Platinum, Azul Atlantic; e a perolizada Preto Mystic.