domingo, dezembro 22, 2024
Casa Brasil Panetone no bafômetro: Detran verificou existência de álcool em produto natalino

Panetone no bafômetro: Detran verificou existência de álcool em produto natalino

por robertosouza
0 Comente

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) realizou testes com bafômetro que indicaram a presença de álcool na boca após o consumo de panetone. A demonstração com teor bem humorado foi publicada nessa segunda-feira (16). Veja o vídeo.

O órgão de fiscalização de trânsito teve como objetivo alertar a população sobre os riscos da combinação de álcool e direção, especialmente após o registro de 18 mortes no estado, muitas delas associadas a condutores alcoolizados.

O teste com panetone, similar ao realizado anteriormente com pão, comprovou que o açúcar presente no alimento pode gerar álcool na boca, resultando em um teste positivo no bafômetro.

O Detran-GO esclarece que esse álcool é bucal e não chega aos pulmões. Embora o teste com panetone possa indicar teor alcoólico suficiente para gerar penalidades como suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), multa e até prisão, o Detran-GO reforça que o objetivo da demonstração é educativo.

“Fez-se essa demonstração apenas para mostrar ao cidadão, e alertar do perigo da combinação álcool e direção” diz Waldir Soares de Oliveira, presidente do Detran-GO.

A ação visa conscientizar a população e os agentes de trânsito sobre a importância da segurança no trânsito.

Por que tem álcool no pão?

A fabricação de pães envolve a formação de álcool etílico, que geralmente evapora no forno. Os níveis encontrados na análise ocorrem porque indústrias diluem conservantes na substância para evitar o mofo e garantir a integridade do pão, argumenta a entidade.

“Embora a legislação brasileira permita o uso de algumas substâncias nos alimentos, é necessário que algumas normas sejam revistas para assegurar que o etanol residual não cause problemas aos consumidores”, destaca Henrique Lian, diretor-executivo da Proteste.

A Proteste enviou um ofício com os resultados do teste para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A especialista sugere percentual máximo de álcool (por exemplo, 0,5% pelos balizadores apresentados no relatório) e a programação de ações de fiscalização quanto aos teores de agentes conservantes anti-mofo e o teor de álcool, após a regulamentação.

*Com informações de Guilherme Gama

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

News Post 2025 © Todos direitos reservados