domingo, dezembro 22, 2024
Casa Região Nada de cortes no FCDF – Jornal de Brasília

Nada de cortes no FCDF – Jornal de Brasília

por Redacao Jornal de Brasilia
0 Comente
nada-de-cortes-no-fcdf-–-jornal-de-brasilia

Maiara Marinho
[email protected]

O Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF) foi mantido com as regras atuais e não sofrerá cortes orçamentários. O relator do Projeto de Lei (PL) 4.614/2024, o deputado federal Isnaldo Bulhões (MDB-AL), retirou do relatório o artigo sobre o FCDF. Com a manutenção do cálculo do Fundo Constitucional a partir da Receita Corrente Líquida (RCL), o Fundo deixará de perder R$ 800 milhões por ano e R$ 12 bilhões em 15 anos, de acordo com as projeções da Secretaria de Economia do DF, como ocorreria caso o cálculo do fundo passasse a ser feito de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Portanto, não haverá cortes nas áreas de saúde, segurança e educação.

O relator Isnaldo Bulhões afirmou que, ao alterar a forma de recomposição dos recursos do FCDF, repassados pela União, o projeto impõe severa restrição fiscal ao DF. “Considerando que é competência da União, conforme art. 21, inciso XIV, da Constituição Federal, manter adequadamente a Polícia Civil, a Polícia Penal, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, bem como prestar assistência financeira ao DF para a execução de serviços públicos, recompor os recursos do fundo apenas com a correção monetária não reflete corretamente o crescimento da população e da renda”, disse.

O deputado federal Rafael Prudente (MDB-DF) comentou a vitória na Câmara. “Desde a primeira coletiva [de imprensa] que o ministro Fernando Haddad e toda a equipe econômica do governo deu como declaração, informando qual seria o pacote do ajuste, a gente já se antecipou. Antes mesmo do Governo Federal encaminhar o projeto, nós, junto com o governador Ibaneis, a nossa bancada toda aqui no Congresso, conversamos com o presidente da Câmara, com o líder do PSD, do PL, do Republicanos, do PP e do próprio MDB, e começamos a costurar o apoio dos partidos.”

Ele considera que a articulação foi um sucesso. “Fomos bem-sucedidos nisso, o presidente Arthur Lira escolheu um relator equilibrado para apreciar a matéria e hoje a gente teve resolvido, fruto do trabalho que a gente construiu durante esse período todo, a retirada do FCDF no relatório do relator deputado Isnaldo Bulhões”, disse.

A expectativa em torno do FCDF movimentou o Congresso Nacional esta semana. A vice-governadora Celina Leão (PP-DF) chegou às 16h no plenário, onde concedeu entrevista à imprensa. No entanto, o relatório foi divulgado internamente somente às 21h.

Ainda, o governador Ibaneis Rocha, desde o anúncio das medidas do arcabouço fiscal em novembro, realizou uma série de conversas e manifestou, constantemente, a preocupação com a mudança no cálculo do FCDF.

O resultado, portanto, é fruto de forte mobilização dos líderes do Governo do Distrito Federal e dos representantes do DF no Congresso, dos sindicatos das áreas da segurança, saúde e educação, e da própria população.

Apesar da retirada das alterações no FCDF do relatório do Projeto de Lei, ainda havia certa incerteza em relação a como a bancada nacional do Partido dos Trabalhadores iria lidar com a decisão do relator, uma vez que poderiam, ainda na noite de ontem inserir destaque para revogar a decisão. Entretanto, até o fechamento desta edição, a estratégia não havia sido posta em prática.

Com as votações dos últimos projetos em relação ao arcabouço fiscal, a Câmara dos Deputados concluiu as votações, que seguem para o Senado Federal. A previsão é que os senadores votem hoje as medidas do ajuste fiscal e amanhã o Congresso Nacional vote a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) da União para 2025, encerrando, com isso, o ano parlamentar.

De acordo com fonte do Senado Federal, a Casa deve acompanhar a relatoria da Câmara e acatar o que foi do plenário.

No final da noite, o governador Ibaneis Rocha comentou o resultado ao Jornal de Brasília. “Trabalhamos muito para isso. A capital da república merece esse reconhecimento”, afirmou.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

News Post 2025 © Todos direitos reservados