A Câmara dos Estados Unidos votou nesta sexta-feira (20) para aprovar um projeto de lei de financiamento provisório poucas horas antes do prazo final da meia-noite, no horário local, para evitar uma paralisação do governo federal. O Senado deve agora analisar o projeto.
A votação foi de 366 a 34. Trinta e quatro republicanos votaram contra.
O Senado deve analisar o projeto de lei antes que ele possa ser enviado ao presidente Joe Biden para ser sancionado.
O projeto de lei estende o financiamento do governo até março e inclui provisões de assistência a desastres e agricultura, mas não inclui uma suspensão do limite da dívida, que o presidente eleito Donald Trump exigiu que os republicanos abordassem.
A votação bem-sucedida na Câmara ocorreu após 24 horas tumultuadas no Capitólio, enquanto os republicanos lutavam para encontrar uma maneira de evitar uma paralisação depois que Trump derrubou o impulso de financiamento ao se manifestar contra um acordo bipartidário inicial.
A oposição de Trump levou os republicanos a afundar o acordo.
A Câmara liderada pelos republicanos tentou e falhou na quinta-feira (19) em aprovar um plano de financiamento do Partido Republicano apoiado por Trump que teria incluído uma suspensão de dois anos do limite da dívida.
Esse projeto de lei fracassou em meio à oposição dos democratas, bem como de um número significativo de republicanos, destacando os limites da influência de Trump sobre os republicanos do Congresso, apesar de sua posição como líder do partido.
Os democratas apoiaram o projeto de lei provisório que foi votado nesta sexta-feira depois que os republicanos retiraram as disposições de limite de dívida que Trump havia pressionado.
O projeto de lei financiará o governo até 14 de março de 2025 e inclui cerca de US$ 100 bilhões em ajuda a desastres, bem como uma extensão do projeto de lei agrícola.
Quando Donald Trump tomará posse como presidente dos Estados Unidos?