“Já estive na UPA de Juazeiro/BA em outros momentos e, retornando hoje, percebi uma melhora no atendimento, onde fui bem acolhida desde a recepção, triagem, como também pela médica, que me ouviu por eu estar passando por um momento emocional difícil. A equipe foi bem humana.”
Com esse depoimento, a auxiliar administrativa Roberta Luane de Macedo Souza, agradece a equipe que trabalha na Unidade de Pronto Atendimento.
Roberta também relata que já esteve na UPA com a filha, esposo e acompanhando outras pessoas. Segundo ela, o fluxo de movimentação e a rapidez no atendimento são evidentes.
É o mesmo sentimento compartilhado por Dilma Alves, que levou a filha para ser atendida no local. Após procurar espontaneamente a direção da UPA, ela disse estar feliz com o que presenciou. “Eu vim trazer a minha filha, fiquei sentada na recepção e não tem como deixar de observar a tranquilidade e a paz que todas as pessoas que chegaram foram atendidas. A prioridade do atendimento, o socorro imediato às pessoas em situação mais grave e o respeito foi muito bonito de ver. Só tenho a agradecer, desde a moça que limpa o chão, a recepção e todos os profissionais que nos trataram de forma gentil e com muito carinho. Que cuidado!”
Emocionada, Dilma contou que o atendimento humanizado faz toda a diferença. “Por mais que a pessoa chegue mal, o atendimento é feito com um sorriso, com uma voz tranquila, te olha nos olhos, os médicos com muito respeito, muita seriedade, para lá, para cá, resolvendo, atendendo. Então, assim, tudo funcionando. Então, estou muito feliz com isso, fiquei emocionada. Se eu pudesse, eu abraçaria cada um aqui. Se sintam abraçados. Eu sei que não tem perfeição, mas eu vi aqui o melhor”, contou.
Os relatos dos pacientes são o resultado do comprometimento da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), que vem trabalhando com uma equipe que se dedica a tornar a unidade um espaço de qualidade e mais acolhedor. A diretora da UPA, Lara Ramos, explicou o funcionamento da unidade.
“A UPA é um serviço essencial dentro da rede de urgência e emergência do município. Funciona 24 horas por dia para atendimento de casos de média complexidade. São os atendimentos de urgência clínicas e que necessitam de atendimento imediato. Nossa equipe é formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros profissionais capacitados para oferecer um atendimento humanizado e eficiente. Trabalhamos com o protocolo de classificação de risco, que prioriza os casos mais graves, garantindo que cada paciente receba o atendimento adequado conforme necessidade.”
A diretora também explicou como a requalificação da sala vermelha da UPA contribui com essa nova fase. “Recentemente, a Sala Vermelha, onde ocorre a assistência dos pacientes graves foi reformada, tem equipamentos que prestam assistência de qualidade aos usuários. Hoje a população está segura quanto ao atendimento de urgência e emergência, com assistência adequada à população”, concluiu.
COM ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO