Picape média busca espaço em segmento competitivo no Brasil
Sérgio Dias, especial para o Tribuna Nordeste
Durante a última semana tive a oportunidade de conhecer e avaliar a Titano 2025, picape da Fiat com preço a partir de R$ 220 mil que disputa um espaço no competitivo segmento de picapes médias no Brasil. O modelo tem a responsabilidade de enfrentar concorrentes tradicionais, como Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10, que dominam o mercado há anos. A estratégia da Fiat parece clara: combinar robustez com tecnologia para atrair tanto consumidores que utilizam a picape no trabalho quanto aqueles que buscam conforto para o dia a dia.
Para testar as capacidades da Titano, percorri diferentes tipos de estrada. A avaliação incluiu uma viagem até Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, onde a picape demonstrou um desempenho consistente tanto na serra quanto em trechos urbanos. Além disso, houve deslocamentos para Campinas e Itatiba, no interior paulista, que permitiram avaliar a estabilidade e o conforto em rodovias bem pavimentadas. Nessas condições, o conjunto mecânico mostrou respostas ágeis, enquanto o isolamento acústico garantiu uma condução agradável.
A oportunidade mais interessante para explorar as habilidades off-road da Titano surgiu durante a ida até Bom Repouso, no sul de Minas Gerais. Em estradas de terra e trechos mais desafiadores, os modos de tração 4H e 4L se mostraram eficientes, oferecendo controle preciso mesmo em situações de baixa aderência. A distância do solo de 235 mm, combinada aos ângulos de entrada e saída, facilitou a passagem por obstáculos sem comprometer o conforto dos ocupantes. Esses trajetos reforçaram a impressão de que a picape está preparada para enfrentar tanto o uso urbano quanto as exigências fora de estrada.

O nome Titano não foi escolhido por acaso. Além de remeter à resistência do titânio, o batismo busca inspiração na mitologia grega, em referência aos titãs que enfrentavam os deuses do Olimpo. A proposta é mostrar que a picape chegou para competir de igual para igual com os modelos já estabelecidos. Desenvolvida como um projeto global pela Stellantis, grupo que controla a Fiat, a Titano tem origem na Peugeot Landtrek, mas recebeu uma série de adaptações para o mercado brasileiro. As mudanças incluem novas suspensões, ajustes de cabine, rodas, bancos e calibrações específicas, focadas em garantir conforto sem comprometer a capacidade off-road.
A Titano é oferecida em três versões: Endurance, Volcano e Ranch. Todas equipadas com o motor 2.2 Turbodiesel, capaz de entregar 180 cavalos de potência. A configuração de entrada, Endurance, traz câmbio manual de seis marchas e torque de 37,7 kgfm, enquanto as versões Volcano e Ranch contam com câmbio automático de seis velocidades e torque de 40,8 kgfm. Essa variação no conjunto mecânico busca atender diferentes perfis de uso, desde quem precisa de uma picape para tarefas mais pesadas até aqueles que priorizam o conforto no trânsito urbano.
A capacidade off-road é reforçada pela oferta de três modos de tração: 2H, para uso urbano com tração traseira; 4H, indicado para terrenos irregulares; e 4L, para situações extremas que exigem maior torque. Além disso, a picape conta com ângulos de entrada de 29° e de saída de 27°, 235 mm de distância do solo e o maior volume de caçamba da categoria, com 1.314 litros. Esses números demonstram a preocupação da Fiat em entregar um modelo apto a enfrentar tanto estradas de terra quanto as demandas urbanas.
No visual, a Titano apresenta uma nova grade frontal, alinhada à linguagem de design da Fiat, além da assinatura dos faróis DRL LED. Rodas de liga-leve de até 18 polegadas completam o conjunto externo, conferindo uma aparência robusta. Internamente, o foco está na funcionalidade. A picape oferece 27 litros de espaço para objetos distribuídos de forma prática, além de ganchos retráteis nos bancos dianteiros. O painel central conta com uma tela multimídia de 10 polegadas, compatível com Apple CarPlay e Android Auto, além de entradas USB no console.

A segurança é outro ponto de destaque. A Titano traz seis airbags, controle eletrônico de estabilidade (ESP), assistente de partida em rampa, controle de tração e Trailer Swing Control, que auxilia na estabilidade durante o reboque. Além disso, o modelo oferece câmera 360° off-road, que é ativada automaticamente ao detectar obstáculos, facilitando manobras em terrenos complicados. O sistema Hill Descent Control (HDC) também contribui para uma descida mais controlada em declives acentuados, aumentando a segurança em situações fora de estrada.
Outro recurso interessante é o detector de pressão dos pneus (TPMS), que informa o motorista em caso de perda de pressão, garantindo maior segurança e auxiliando no controle do consumo de combustível. Já o alerta de saída de faixa utiliza câmeras para monitorar as linhas da estrada, emitindo sinais visuais e sonoros em caso de desvio. Essa combinação de sistemas busca proporcionar uma condução mais segura tanto nas estradas quanto em áreas urbanas.
O conforto também foi prioridade no desenvolvimento da Titano. A versão topo de linha Ranch traz bancos de couro com ajustes elétricos para motorista e passageiro, ar-condicionado digital dual zone e partida sem chave. Os bancos traseiros, moduláveis, permitem transportar até 100 quilos atrás da segunda fileira, oferecendo maior versatilidade para quem precisa carregar cargas.
Embora não seja fácil a missão da Fiat Titano, que chega ao mercado brasileiro com a missão de conquistar um espaço em um segmento dominado por concorrentes tradicionais, a combinação de um design robusto, conjunto mecânico eficiente e uma lista extensa de equipamentos de conforto e segurança coloca a picape como uma opção interessante para diferentes perfis de consumidores. A recepção do público, no entanto, será o verdadeiro teste para saber se a estratégia da Fiat será bem-sucedida nos próximos anos.