Seis versões, motor turbo e equipamentos de segurança são destaques no SUV
Sérgio Dias, especial para Autonews/Tribuna Nordeste
No segmento dos SUVs compactos, um dos mais concorridos do mercado brasileiro, a Jeep tem como foco com a linha Renegade 2025 a ampliação da participação no mercado. O modelo que tivemos a oportunidade de conhecer e avaliar durante a última semana busca consolidar sua posição entre os mais vendidos, oferecendo configurações que atendem desde consumidores urbanos até entusiastas do off-road.
A linha Jeep Renegade 2025 conta com uma variedade de opções para atender diferentes perfis de consumidores. Entre os pontos positivos do modelo estão a oferta de tração 4×4 no segmento, a tecnologia embarcada e a segurança de série. Como ponto de melhoria, a falta de mudanças significativas no design pode impactar consumidores que buscam novidades estéticas no modelo.
Sem mudanças significativas no design, a linha Renegade 2025 segue com os seus elementos característicos, como faróis redondos, grade de sete fendas, lanternas com X e caixas de roda trapezoidais. Entre as novidades estão novas rodas para a versão Longitude e a pintura da coluna A nas opções com teto preto. Todas as versões utilizam o motor 1.3 turbo flex de 185 cavalos, com transmissão automática de seis velocidades para versões com tração 4×2 e de nove velocidades da alemã ZF para modelos com tração 4×4.

O sistema Jeep Traction Control+ continua presente nas versões 4×2, permitindo enfrentar terrenos leves por meio da aplicação de torque na roda com maior aderência. Já as versões 4×4 possuem desconexão do eixo traseiro para eficiência de consumo, com engates automáticos sempre que necessário. O seletor de terrenos inclui cinco modos: Auto, Snow, Sand, Mud e Rock, sendo que nas versões 4×4 estão disponíveis os recursos 4WD Low, 4WD Lock e Hill Descent Control.
A segurança do modelo conta com seis airbags desde a versão de entrada, além de tecnologias como frenagem de emergência, aviso e assistente de mudança de faixa e detector de fadiga. As versões superiores adicionam reconhecimento de placas, monitoramento de ponto cego com detector de tráfego traseiro e comutação automática dos faróis.

A linha Renegade 2025 traz seis versões distintas para atender diferentes perfis de consumidores. O modelo 1.3 Turbo é a opção de entrada, disponível para clientes PCD. Já a versão Altitude traz um visual mais voltado ao off-road, com rodas de 17 polegadas e teto preto. No topo da gama 4×2, a Sahara oferece teto solar panorâmico e serviços conectados.
Entre os modelos com tração 4×4, o Trailhawk, avaliado por nós durante a última semana, destaca-se como opção para quem busca experiências off-road mais exigentes. Equipado com rodas de 17 polegadas, bancos revestidos em couro e câmbio automático de nove marchas da ZF, essa versão conta com suspensão elevada e maior ângulo de ataque. O bloqueio eletrônico do diferencial e o seletor de terrenos com cinco modos garantem capacidade para enfrentar diferentes tipos de solo. O Hill Descent Control permite maior controle em descidas ingrimes, ajustando automaticamente a velocidade do veículo.
A versão Trailhawk também se diferencia pela capacidade de transitar por trechos de maior dificuldade, mantendo conforto e segurança. Com design funcional e equipamentos voltados à condução em terrenos irregulares, essa versão é voltada para quem busca uma opção versátil para uso misto entre cidade e trilhas.
No topo da linha, a edição Willys presta homenagem aos modelos Jeep da década de 1940, com cor exclusiva Verde Recon e adesivos inspirados nos primeiros veículos da marca. Equipada com pneus ATR+ e teto solar de série, essa versão é uma edição especial voltada a colecionadores e entusiastas da história da Jeep.