Notícias do ParlamentoPolítica

Vereador Manoel da Acosap corta microfone de Samara da Visão e ela solta o verbo na sessão da Câmara de Petrolina desta quinta, dia 23

Samara recebeu a solidariedade de colegas de bancada. A colega vereadora Lucinha Mota lembrou que esse comportamento de Manoel não é surpresa. Ela e a vereadora Maria Elena, da bancada do governo, também já foram interrompidas em sessões passadas pelo mesmo vereador.

POR NOTÍCIAS DO PARLAMENTO – A vereadora Samara da Visão, PSD, ‘causou’ na sessão plenária da Câmara de Petrolina nesta quinta, 23. Integrante da oposição na Casa, Samara não gostou nada de ter sido cortada abruptamente pelo primeiro vice-presidente vereador Manoel da Acosap, União Brasil.

Segundo o parlamentar, a vereadora já tinha extrapolado o tempo da fala de 5 minutos, só que o pronunciamento de Samara criticava a série de irregularidades que ela tem acompanhado do programa Nova Semente, de primeira infância, versão governos Miguel/Simão, e quando ela relatava as denúncias que têm recebido, Manoel ficou interrompendo a vereadora, tirando o raciocínio da mesma, dizendo que o tempo tinha acabado.

Aí veio o desabafo de Samara da Visão

“Todas as vezes que a gente abre a boca aqui, o senhor quer nos conter. Aguente a verdade, vereador. Vereador aqui passou a manhã inteira falando e a gente não viu ninguém interromper. Eu já me calei demais. O senhor tem uma postura muito machista”, disparou Samara que não quis nem finalizar sua fala.

O bate-boca ficou tão intenso que o presidente titular do legislativo, vereador Aero Cruz, PDT, teve que parar os atendimentos administrativos e retomar o comando da sessão. Aero veio após iniciada a confusão, e pediu para Samara concluir sua fala.

“Eu vou concluir, mas ninguém vai me calar aqui não. Estarei aqui fazendo a defesa do povo de Petrolina seja na saúde seja na educação. Ninguém vai me calar não, viu vereador. Eu não vou me calar. Quem me confiou esse mandato aqui foi o povo de Deus”, registrou Samara que chegou a ficar com a voz embargada pelo ataque sofrido diante do que tachou de falta de respeito.

“Eu respeito, desde que seja respeitada também”. Colega de Samara de bancada, o vereador Ronaldo Silva, PSDB, revelou que toda as vezes que a oposição fala, o primeiro-vice presidente quer interromper antes do final regimental determinado. “Por isso que marco (o tempo)”. completou.

Manoel da Acosap também desabafou e se defendeu.

“Senhor presidente, estou aqui como seu vice leal e para cumprir o regimento. Ninguém vem aqui me chantagear não. Se for pra falar 10 minutos, fala 10 minutos, se for pra falar 20, é 20, agora vereador querer fazer seu tempo, ai o senhor não conte comigo, nem vereador nem vereadora”, disparou o primeiro vice-presidente, lembrando que avisou que o tempo regimental seria de 5 minutos na Questão de Ordem desta quinta..

Aero saiu em defesa de Manoel na questão do regimento.

“Muitos aqui vão usar isso aqui como palanque político, mas tem momentos que pode ser mais flexível nesta questão do tempo. O vereador Manoel tem cumprido seu papel. O mesmo tempo de um é de outro. Se o presidente abrir o tempo pra um, terá que abrir para os demais. Peço a compreensão para que isso não fique corriqueiro e reitero a confiança de entregar a mesa pra ele (Manoel da Acosap)”, expressou. Aero.

Samara voltou a usar a palavra e pediu para Aero assumir a condução da sessão.

“Eu peço que o senhor assuma seu lugar, porque ser interrompida aos gritos, não dá. Assuma seu lugar como presidente para evitar mais discussão. Não vou baixar a cabeça e não é porque sou mulher que vou me calar não. O seu voto que lhe trouxe aqui é o mesmo que me trouxe”, encerrou, se dirigindo ao vereador Manoel da Acosap.

Aero respondeu que qualquer membro da Mesa Diretora tem capacidade de comandar a sessão. E ordenou o técnico do som para cortar os microfones dos vereadores e vereadoras que não cumprirem o tempo determinado.

SOLIDÁRIOS

Samara recebeu a solidariedade de colegas de bancada. A colega vereadora Lucinha Mota, PSDB, lembrou que esse comportamento de Manoel não é surpresa. Lucinha frisou que tanto ela como a vereadora Maria Elena, da bancada do governo e que não estava presente neste momento da confusão, também já foram interrompidas “em sessões passadas pelo mesmo vereador”.

Maria Elena disse em contato com a redação que ligou para Samara, se solidarizando com ela,  e confirmando o que havia sido dito por Lucinha quando do comportamento de Manoel da Acosap para a bancada feminina na Casa Plínio Amorim.

Vale lembrar que a própria Maria Elena já discutiu em sessões anteriores com Manoel justamente por essa questão do tempo de fala das vereadoras.

Confira o momento do bate-boca entre Manoel da Acosap e Samara da Visão com a intervenção do presidente Aero Cruz no vídeo que postaremos em nosso canal no youtube Tribuna Nordeste TV às 7h desta sexta, 24/05. Aproveite de se inscreva, deixa seu Like e comenta o vídeo e demais conteúdos do canal.

E vamos fazer cortes menores do vídeo das falas para nossas contas no instagram, facebook, x-twitter e tik tok também.

 

 

Por Cinara Marques, redação Tribuna Nordeste

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: