Política

STTAR Petrolina responde trabalhador que em vídeo reclamou de ausência do sindicato em fiscalizar trabalho em período chuvoso

Segundo a nota, é proibido o trabalho nas empresas agrícolas durante as chuvas. É cláusula da Convenção Coletiva da categoria.

Sobre um vídeo que circula em redes de mensagens de whatsapp e que chegou até a nossa redação, com um trabalhador na bronca com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Petrolina (STTAR) denunciando trabalho na chuva. Ele culpou o sindicato por isso.

Só que segundo o STTAR, é proibido trabalhar em período chuvoso, dentro da Convenção Coletiva do Trabalho (CCT) da categoria. Em nota enviada a nossa redação, a entidade traz os devidos esclarecimentos.

CONFIRA ABAIXO:

NOTA DO STTAR

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Petrolina (STTAR) reforça que a orientação para todos os trabalhadores rurais é não ficar na área aberta durante a chuva. Existem vários riscos para os trabalhadores, mas os principais são: a incidência de raios e o inevitável contato direto com o agrotóxico utilizado na plantação.

Por isso, a cláusula 35 da Convenção Coletiva de Trabalho garante a suspensão imediata das atividades no campo durante a chuva. Isso é uma luta e uma conquista do sindicato. Segundo a CCT, ocorrendo chuva nos locais de trabalho a céu aberto, essa atividade será imediatamente suspensa e os trabalhadores apenas voltarão a realizá-la, quando a planta estiver em condições de trabalho, evitando, assim, o dano à saúde causado pelo trabalho nessas condições, excetuadas apenas as atividades de colheita.

Sendo assim, o sindicato continua vigilante, visitando as fazendas e orientando os assalariados rurais. Vale lembrar que a empresa obrigar o funcionário a trabalhar na chuva pode ser autuada e multada por descumprimento da CCT em vigor. ( assessoria de comunicação)

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: