PetrolinaPolítica

Sindsemp debate tramitação do PL 2531/21 com técnicos, administrativos e operacionais de Petrolina

Ação Sindical

Com o avanço na tramitação do Projeto de nº 2531/2021, de autoria da deputada federal Rose Modesto (PSDB), que institui o Piso Nacional Profissional dos técnicos, administrativos e operacionais, o Sindsemp não perdeu tempo e em assembleia realizada com a categoria, atualizou as informações acerca do assunto.

Na ocasião, o evento contou ainda com a participação do Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Heleno Araújo, e da diretora da Secretaria do Interior Sintepe, Cristina Costa.

A relevância desse encontro, inclusive, ultrapassou os limites geográfico petrolinenses e atraiu representantes de entidades de várias regiões da Bahia e do Rio de Janeiro, como o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (RJ), APLB de Valença (BA),APLB de Macajuba (BA), APLB de Capim Grosso (BA), APLB de Várzea da Roça (BA) e integrantes da categoria vindo do município de Itiúba (BA).

A diretora da Secretaria do Interior Sintepe, Cristina Costa, além de elogiar a iniciativa de formação e embasamento dos servidores técnicos, administrativos e operacionais, através da participação do presidente do CNTE, também reforçou os principais pontos que precisam ser observados na tramitação do PL 2531.

“Esse projeto é muito importante, ele confere a essa categoria vencimentos em 75% do valor do Piso do Magistério. Nós sabemos que conquistamos, como educadores, o nosso piso salarial, mas ele vem apenas para o Ensino Médio, não tem rebatimento na carreira, iguala o salário para todo mundo, mas a formação é importante. Quem está na ponta, recebendo o serviço do servidor público precisam ser qualificados, inteirados de seu conhecimento, se capacitar e qualificar para um melhor atendimento para a população de Petrolina. O PL é importante, mas não podemos apenas nos acomodar com os 75% do valor do piso do magistério”, alertou.

Durante sua explanação, o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Heleno Araújo, relembrou o histórico de lutas e conquistas alcançadas pelos trabalhadores da educação, reforçou a importância da qualificação dos técnicos, administrativos e operacionais, assim como o fortalecimento da categoria através novas contratações via concurso público, evitando assim a terceirização dos serviços por ela prestados.

Heleno ainda destacou a importância da união em todos que fazem a educação pública no país.

“Precisamos ter a clareza desse trabalho conjunto porque esta unidade é fundamental para que possamos vencer. Estou sempre dizendo que foi a nossa unidade que nos fez conquistar o Fundeb permanente em 2020. Foi a nossa unidade que evitou que a PEC 32 fosse aprovada no governo passado, essa unidade é fundamental para que possamos avançar com estratégias combinadas entre nós e realizadas com sucesso”, reforçou.

A diretora de Saúde e Segurança do Trabalho do Sindsemp, Rosi Soares, destacou pontos importantes para a consolidação da categoria, que inicialmente denominada como serviços gerais, e seria extinta do funcionalismo público municipal. Entretanto, com a atuação do Sindsemp, houve a Lei que promoveu a mudança de nomenclatura desses servidores para apoio administrativo. “Isso é luta, é resultado de conquistas”, celebrou Rosi.

O presidente do Sindsemp, Walber Lins, listou as alterações carreadas pela mudança de nomenclatura, que além de elevar a autoestima desses servidores, mostra o espírito de vanguarda do sindicato, que habilita os técnicos, administrativos e operacionais do quadro de servidores municipais de Petrolina o recebimento do piso nacional, tão logo haja a sua aprovação no Congresso Nacional e sanção presidencial.

Tramitação do PL 2532/21

Vale ressaltar que no último dia 24 de abril, a Comissão de Educação da Câmara de Deputados, em Brasília, aprovou a tramitação do Projeto de Lei 2531/2021. O texto aprovado agora será enviado para análise no plenário da Câmara para ser colocado em votação pelos deputados.

A votação foi marcada pela forte presença de diversas entidades sindicais, inclusive o presidente do Sindsemp, Walber Lins; a diretora de Saúde e segurança do trabalho do sindicato, Rosi Soares; a diretora de assuntos extraordinários, Katiane Santos, e a diretora de política sindical, Ruth Viviane, que foram a Brasília junto com sindicalistas de várias partes do país para pressionar os integrantes da Comissão de Educação a aprovar o projeto.

A pressão também aconteceu por meio dos movimentos populares que encheram de mensagens as redes sociais dos deputados, percorreram gabinetes e no próprio plenário da Comissão de Educação.

A mobilização deu certo e forçou o presidente da Comissão, deputado Nikolas Ferreira (PL/MG) a colocar o PL 2531 em pauta e o projeto foi aprovado por unanimidade naquele grupo de trabalho.

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: