NordesteNotíciasPolítica

Secretaria de Saúde de Petrolina-PE responde denúncia dos moradores do Residencial Vivendas sobre negligência do SAMU no atendimento a um morador do bairro

O caso ocorreu na terça-feira, 25, e quarta, 26, quando o SAMU chegou, o paciente já havia morrido. A nota da secretaria registra que as ligações do serviço são todas gravadas e que o caso será apurado..

Em nota, Secretaria de Saúde de Petrolina-PE, respondeu a denúncia dos moradores do Residencial Vivendas, um dos conjuntos residenciais do programa Minha Casa Minha Vida no município.

Os moradores denunciaram em grupos de whatsapp que o SAMU – Serviço de Atendimento de Urgência e Emergência –  foi negligente num chamado de uma moradora que teve o filho acometido por um infarte. Ela ligou para o 192 na terça, 25, e informação passada foi que não havia ambulância para atender o chamado, Na quarta, 26, o SAMU voltou a ser acionado, mas o paciente faleceu antes do atendimento.

A comunidade está na bronca com a secretaria municipal de Saúde, acusa a pasta de abandonar o bairro e cobra a construção de uma UBS – unidade básica de saúde – na comunidade, além de uma ambulância para ficar disponível na localidade.

O Vivendas fica a 15 Km do centro de Petrolina.

Confira a nota de esclarecimento enviada pela assessoria de imprensa da secretaria municipal de Saúde:

A Prefeitura de Petrolina informa que todas as ligações do SAMU são gravadas e que a direção do serviço vai verificar como ocorreu o atendimento relatado. Vale destacar que essa não é uma orientação da gestão municipal, que preza pelo bom relacionamento entre seus colaboradores e a comunidade e, por isso, tem realizado diversas ações de humanização e acolhimento nos diversos setores da administração municipal, incluindo o da Saúde.

A gestão reforça ainda que existe uma classificação de acordo com as informações repassadas para os telefonistas. Pode ter ocorrido falta de detalhes no momento do relato dos familiares através da ligação para o número 192, por isso a direção do SAMU solicita o nome do paciente para verificar no sistema.

A prefeitura frisa que, todas as informações repassadas pela reportagem serão averiguadas e, caso comprovadas, a gestão tomará todas as medidas pertinentes ao caso.

Ascom – Secretaria de Saúde de Petrolina

 

 

 

 

Portal Tribunna 

Da Redação

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios