Rússia realizou ataque cibernético em massa em registros da Ucrânia, diz Kiev

A Rússia realizou um ataque cibernético em massa aos registros do estado da Ucrânia, disse a vice-primeira-ministra ucraniana Olha Stefanishyna nesta quinta-feira (19), resultando em uma suspensão temporária dos serviços.

Os registos contêm informações vitais sobre cidadãos ucranianos, tais como nascimentos, óbitos, casamentos e propriedade.

“Hoje o maior ataque cibernético externo nos últimos tempos ocorreu com os registros do estado da Ucrânia”, escreveu Stefanishyna no Facebook.

“Como resultado deste ataque, o trabalho dos registros unificados e estaduais, que estão sob a jurisdição do Ministério da Justiça da Ucrânia, foi temporariamente suspenso”, complementou.

Stefanishyna disse que estava claro que o ataque foi “realizado pelos russos para interromper o trabalho da infraestrutura do país, de importância crítica”.

Ela disse que o trabalho para restaurar as operações levaria cerca de duas semanas, mas os escritórios já estariam fornecendo alguns serviços na sexta-feira. Uma avaliação inicial, disse ela, mostrou que outros serviços estatais não foram afetados.

“Após a restauração ser concluída, uma análise completa do ataque será realizada para aumentar a proteção contra ataques semelhantes no futuro”, escreveu ela.

No decorrer de quase 34 meses de guerra, tanto as instituições ucranianas quanto as russas foram submetidas a graves ataques cibernéticos.

Estes incluem um ataque em massa contra a operadora ucraniana Kyivstar em dezembro de 2023 e uma série de ataques contra ministérios russos em junho passado.

Related posts

Tel Aviv é atingida por míssil disparado do Iêmen, afirmam autoridades israelenses

Senado dos EUA aprova projeto de lei de financiamento e evita paralisação

Exército de Israel diz que falhou em interceptar mísseis do Iêmen