sexta-feira, janeiro 24, 2025
Casa Mundo Rússia condena cidadão dos EUA a 15 anos de prisão por espionagem, diz agência

Rússia condena cidadão dos EUA a 15 anos de prisão por espionagem, diz agência

por tiagotortella
0 Comente
russia-condena-cidadao-dos-eua-a-15-anos-de-prisao-por-espionagem,-diz-agencia

Um tribunal de Moscou, na Rússia, condenou nesta terça-feira (24) um cidadão dos Estados Unidos a 15 anos de prisão por espionagem, de acordo com a agência de notícias estatal RIA Novosti.

Gene Spector, que nasceu na Rússia, mas depois se mudou para os Estados Unidos e recebeu cidadania, havia sido condenado anteriormente a quatro anos de prisão na Rússia por atuar como intermediário em um suborno, segundo a mídia estatal russa.

O canal russo independente Media Zona, que tinha um jornalista dentro do tribunal, relatou que Spector foi condenado a 13 anos em uma colônia penal de segurança máxima por acusações de espionagem.

A acusação anterior por suborno foi adicionada a este termo, resultando em uma sentença de 15 anos, relatou, acrescentando que Spector também foi multado em 14.116.805 rublos (cerca de US$ 140.500).

Em 2020, Gene Spector se declarou culpado de mediar subornos para Anastasia Alekseyeva, uma ex-assessora do ex-vice-primeiro-ministro russo Arkady Dvorkovich, informou a agência de notícias estatal TASS.

Antes disso, Spector foi presidente do conselho de diretores do Medpolymerprom Group, especializado em medicamentos contra o câncer, de acordo com a TASS.

Um funcionário dos EUA na embaixada americana em Moscou disse à CNN em agosto de 2023, quando Spector foi acusado de espionagem, que eles acreditavam que o cidadão americano já estava na prisão e acrescentaram que não tinham informações sobre uma nova acusação.

Cidadãos dos EUA recebem penas na Rússia

Spector é um dos muitos cidadãos americanos que foram condenados a longas penas em prisões russas neste ano.

Em outubro, Stephen Hubbard, de 72 anos, natural de Michigan, foi condenado a quase sete anos de prisão por supostamente lutar como mercenário pela Ucrânia, de acordo com a TASS.

Robert Woodland, um cidadão americano de origem russa, foi condenado a 12 anos e seis meses em uma colônia penal de segurança máxima em julho por acusações relacionadas a drogas.

No mesmo mês, o repórter do Wall Street Journal Evan Gershkovich foi condenado a 16 anos de prisão após ser acusado de espionar para a CIA, a agência de inteligência dos EUA, enquanto trabalhava na cidade de Yekaterinburg em março de 2023.

Mais tarde, ele foi libertado em uma troca histórica de prisioneiros entre a Rússia e o Ocidente em agosto.

*Radina Gigova, Matthew Chance e Katharina Krebs, da CNN, contribuíram para esta reportagem

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

News Post 2025 © Todos direitos reservados