Cultura e Turismo

Repórter fotográfico Gilson Pereira abre  hoje exposição “Travessias: da Caatinga ao velho Chico”

Da Caatinga ao Velho Chico que o fotógrafo/curador Gilson Pereira estará lançando neste dia 22 de abril, a   partir das 20h em sua conta do Instagram: @gilson.fotografias.

Com Assessoria de Imprensa
 
Por Cultura e Turismo – As belezas do Sertão do São Francisco, do lado pernambucano,  são um espetáculo à parte a qualquer dia do ano – faça sol ou  chuva, seja dia ou noite.  A ponte  Presidente Dutra, os ângulos magníficos às margens do Velho Chico e as surpresas ribeirinhas, de um lado.

Do outro, a caatinga com sua flora nativa esbanjando as belezas abençoadas pela natureza divina. Imagens desses e outros cenários da região, ilustram a exposição fotodigital Travessias: Da Caatinga ao Velho Chico que o fotógrafo/curador Gilson Pereira estará lançando neste dia 22 de abril, a   partir das 20h em sua conta do Instagram: @gilson.fotografias.

A exposição faz parte dos projetos aprovados no final do ano passado através da Lei Aldir Blanc de Cultura, do Ministério da Cultura. Gilson Pereira é fotógrafo desde 1996 pela Academia Brasileira de Artes. Iniciou sua trajetória como repórter fotográfico na década de 1990 e trabalhou em vários jornais da região de Petrolina e Juazeiro (BA) a exemplo do Diário da Região e Gazzeta. Também assino imagens jornalísticas como free-lancer para o Jornal do Commercio e Diário de Pernambuco, de Recife,  e para o Correio da Bahia e  jornal A Tarde, de Salvador.

“Travessias” é a segunda exposição produzida pelo fotógrafo em duas décadas de carreira. Nessa, ele mirou a câmera para além dos ângulos que a natureza lança ao olhar desatento de muitas pessoas comuns. Gilson, com sua câmera armada e o flash de prontidão, conseguiu captar narrativas matinais, vespertinas e noturnas que só a fotografia consegue expor.

A navegação do São Francisco, as brincadeiras dos meninos ribeirinhos, a Ponte Presidente Dutra e sua iluminação noturna, o pescador ao pôr do sol, a travessia das barcarolas em sua plenitude, os vaqueiros afoitos pelas trilhas da caatinga e a linearidade da orla de Petrolina com seus prédios em expansão urbana.

“Na verdade, é uma exposição temática que trata das travessias em suas várias formas, não somente no sentido  andar, mas das mudanças das coisas registradas na região”, observa Gilson Pereira. Ao todo, a exposição disponibiliza 20 imagens na rede social do fotógrafo.

 

 

 

 

 

 

 

 

Portal Tribuna NE

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: