EleiçõesPolítica

Psol ganha, mas não leva?

Por Blog da Coluna BASTIDOR

Depois de quase duas horas de expectativa na manhã desta quinta, 19, a justiça eleitoral em Petrolina, confirmou o que nossa editoria de Política e nossa coluna vinha afirmando desde que o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE/PE), acatou a ação impetrada pela então suplente do Psol, Lucinha Mota. A ação denunciava o partido Avante por fraude na cota de gênero.

O TRE/PE acatou a ação, cassou todos o votos do Avante num julgamento ocorrido em 2021, mas o vereador eleito da sigla, Júnior Gás, entrou com recurso para aguardar no mandato a recontagem dos votos. A liminar foi derrubada no começo de outubro, mais de três anos após o início dessa celeuma.

Com a confirmação da cassação de Júnior junto com os votos do Avante, a recontagem do votos daria o mandato para o Psol, partido onde Lucinha esteve filiada até o começo de 2022. Pela legislação vigente, da fidelidade partidária, os votos conquistados por candidatos eleitos, ou não, são do partido.

E então por que a hoje filiada ao PSDB, Lucinha Mota, será diplomada junto om os primeiro suplente, Erivan Bombeiro e o segundo, Rosalvo Antônio, pelo Psol? Conforme o chefe do Cartório Eleitoral de Petrolina, Marivaldo Mendes, esse é o trâmite legal, mas frisou que pela legislação vigente, os votos pertencem ao Psol.

“De fato os votos são do partido e nós obedecemos a situação vigente em 2020, por isso vamos diplomar a primeira suplente que estava no Psol,, partido habilitado que saiu vencedor no reprocessamento dos votos”, disse Marivaldo.

Mesmo sem estar mais no PSOL, Lucinha se portou como a suplente que vai assumir o mandato e foi taxativa que não irá abrir mão de votos conquistados .

“Isso vai gerar uma nova questão jurídica, mas estaremos pronta caso algum partido queira questionar mais na frente. Quem me colocou aqui foram as pessoas de Petrolina e vou honrar cada voto recebido”, registrou a ainda secretária de Justiça de Diretos Humanos de PE que disse que a governadora Raquel Lyra, do PSDB, vem acompanhando todo o processo de seu embate com o Avante.

O OUTRO LADO

Fomos conversar com os integrantes do diretório municipal do Psol de Petrolina, Ivan Moraes, da executiva; o presidente Mariozinho Ribeiro e a secretária de finanças da sigla, Perpétua Rodrigues.

 

 

 

 

“Hoje é um dia de vitória, de uma história de luta de 16 anos. E referente a vaga, fica com os partidos e não com candidatos. Vamos aguardar os trâmites. A companheira Lucinha teve 2.655 votos, mas o coeficiente atingido para a nossa vitória foi de 5063 votos do partido. A lei é clara, para você ser candidato tem que estar filiado a um partido. E nós entendemos que a vaga é do Psol, numa luta do Psol “, declarou Ivan.

“Nós torcemos muito por ela (Lucinha), mas não tem estresse nenhum que essa vitória não seja do PSOL. Foi uma luta conquistada pelo Psol”, reforçou o presidente da sigla, Mariozinho Ribeiro

“Essa vitória é um exemplo que nós mulheres enxergamos ser importante a gente ocupar esses espaços e é um momento ainda mais importante para o Psol que é um partido que sempre está nas lutas pelas mulheres, pelas minorias. Essa ação de Lucinha é uma vitória conjunta com o partido, estimula as mulheres a participarem do processo e já convoco para vir para o Psol”, detalhou Perpétua que também frisa ser do Psol o mandato conquistado no reprocessamento dos votos proporcionais de 2020.

Agora danou-se!!! Aguardemos os próximos capítulos desta novela

 

 

Por Cinara Marques

 

 

 

 

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: