Bastidor (Cinara Marques)PernambucoPolítica

Preservação, conscientização, conhecimento, respeito e amor pelo Velho Chico estiveram presentes na etapa 2024 em Lagoa Grande/PE da campanha EU VIRO CARRANCA PARA DEFENDER O VELHO CHICO

3 de junho é o dia do Rio São Francisco e a data marca a campanha anual em cidades das regiões banhadas pelo rio, iniciativa de vários órgãos, prefeituras, governos, ongs, capitaneada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

A comunidade de Vermelhos, zona rural da cidade de Lagoa Grande, no sertão pernambucano, foi a localidade escolhida este ano em Pernambuco para sediar a campanha anual EU VIRO CARRANCA PARA DEFENDER O VELHO CHICO que ocorre sempre em 3 de junho dia do Rio São Francisco.

A promoção e realização é do Comitê da Bacias Hidrográficas do Rio São Francisco (CBHSF) com apoio de todos que integram o comitê, sejam integrantes governamentais e não governamentais.

Uma grande estrutura foi montada na orla de Vermelhos que fica às margens do rio, com palco, salas para palestras e oficinas, espaço para exposição de artes dos ribeirinhos da comunidade e cidades da região; iniciativas de preservação de várias instituições e órgãos governamentais e não governamentais.

Apresentações culturais como danças do folclore local e de programas sociais da Prefeitura Municipal; a exposição das riquezas da agricultura e da produção de uvas e vinhos e seus derivados, uma das marcas da ‘capital da uva e do vinho do Nordeste’, tudo esteve presente para celebrar e conscientizar a importância de que tudo isso só é possível pela existência do Rio São Francisco.

Autoridades representando as entidades e instituições envolvidas discursaram anunciando as iniciativas de cada um ou uma para consolidar a proposta do CBHSF de ser combatente e vigilante quando o assunto é cuidado atento do maior patrimônio natural da região. Para o anfitrião, o prefeito Vilmar Cappellaro, MDB, a preservação do Velho Chico é pauta número um e compromisso prioritário de sua administração.

“Temos uma consciência de preservação em nosso município que considero acima da média e fazer parte como o destaque no estado da campanha Eu Viro Carranca para Defender o Velho Chico para todos nós é mais que especial. É uma confirmação de nosso compromisso com essa causa que é a preservação do Rio São Francisco”, detalhou o gestor.

Representando as instituições de ensino do âmbito federal presentes na programação como a Univasf, UFRPE e o IF-Sertão, o professor Télio Leite, reitor da Univasf, registrou a atuação das unviersidades no apoio as ações do CBHSF.

“Aqui é um só compromisso e um só objetivo dentro de todas as ações que desenvolvemos”, registrou.

Ainda esteve presente o superintendente da Codevasf Petrolina, Edilázio Wanderley que veio de uma agenda em Serra Talhada, no sertão do Pajeú, direto para Vermelhos para se inserir na campanha, lembrando que dentro das atividades do dia 3, a Codevasf promoveu o repovoamento do São Francisco com a destinação de alevinos de espécies nativas, “uma forma de manter a vida do rio e da população ribeirinha em nossa área de atuação”, disse.

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: