Nordeste

Plantas no ambiente de trabalho, além de embelezar o local, reduz o estresse, aponta pesquisa

A pesquisa foi feita pela Universidade de Hyogo, do Japão.

Além de embelezar, as plantas também servem para melhorar o bem estar e o ajudar a recuperar rapidamente contratempos e desgostos no ambiente de trabalho.

É o que mostra uma pesquisa da Universidade de Hyogo, Japão, coordenadada pelo professor Masahiro Toyoda.

Segundo a equipe, esta é a primeira vez que se verificou cientificamente o grau de impacto psicológico e fisiológico induzido pelas plantas de interior.

Os pesquisadores foram a campo e calcularam a redução do estresse de funcionários reais em escritórios reais.

Os 63 participantes puderam escolher um de seis tipos diferentes de pequenas plantas para manter em suas mesas, incluindo folhagens comuns, plantas de bonsai, cacto de São Pedro, kokedama etc.

Feita a escolha, cada participante devia colocar o vaso próximo ao monitor do PC em sua mesa, de forma que a plantinha estivesse sempre à vista.

Quando as coisas davam errado, tudo o que os participantes deviam fazer era parar de pensar no problema, voltar-se para sua plantinha, cuidando dela ou regando-a, e dedicando pelo menos três minutos a essa tarefa.

Num outro período de controle, as plantas simplesmente ficavam lá, sem qualquer intervenção, estivesse o clima emocional bom ou ruim.

MENOS ESTRESSE

Os melhores resultados vieram com a pequena interrupção para cuidar das plantas, com uma queda significativa nas medições de estresse e batimentos cardíacos, mas tanto o envolvimento ativo quanto o passivo foram considerados benéficos pelos participantes.

Toyoda e sua equipe sugerem aos empresários que pequenas plantas de interior podem ser econômicas e úteis nos esforços para melhorar as condições de trabalho para os funcionários de escritório.

Além disso, para os cultivadores de plantas de interior e proprietários de empresas de varejo, o campo da saúde mental dos trabalhadores de escritório poderia abrir um novo mercado promissor.

Também não houve diferenças nos resultados com os diferentes tipos de plantas.

Assim, o conselho é que cada um escolha a planta que mais lhe agrada.

Com informações do Diário da Saúde

 

 

 

 

 

Portal Tribunna – redação

Com Portal Só Notícia Boa

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: