Eleições

Plano de Governo de Lula prevê retomada de políticas públicas para as mulheres

Proposta visa efetivar garantia de direitos e recria o ministério das mulheres

Por Redação Portal Tribunna

A busca pela igualdade de gênero é uma das balizas do Plano Lula de Governo, centralizado no restabelecimento da democracia no país e na afirmação de direitos. As políticas para as mulheres compõem o segundo grande eixo do programa, que propõe “Inaugurar um novo período histórico de afirmação de direitos”, e tem como primeiro tópico “promover políticas para as mulheres visando a igualdade de gênero”.

No governo Lula, a desigualdade de gênero será considerada para a formulação e execução de toda e qualquer política pública, com participação direta do Ministério das Mulheres. A Pasta com status de Ministério foi extinta por Michel Temer, e será resgatada por Lula.

Entre os compromissos de Lula para o próximo governo está a retomada de programas que promovam a autonomia econômica, a igualdade de oportunidades e a isonomia salarial no mundo do trabalho entre homens e mulheres.

O Plano Lula também pontua que é preciso avançar na expansão dos direitos das mulheres gestantes e lactantes. O incentivo à produção de ciência e tecnologia pelas mulheres também é um dos pontos do programa de governo.

Promulgada em 2013 pela presidenta eleita, Dilma Rousseff, a PEC das Domésticas foi esvaziada pela reforma trabalhista aprovada pelo governo golpista. Uma das metas de Lula é consolidar a sua implementação e efetivar a garantia de direitos a esse segmento da classe trabalhadora, formado majoritariamente por mulheres negras.

O enfrentamento a todas as formas de violência de gênero também voltará a ser prioridade no país, por meio da integração e ampliação dos serviços e medidas preventivas de proteção e de atenção à mulher, como a Lei Maria da Penha e a Casa da Mulher Brasileira, que teve a sua implantação interrompida pelo golpe.

Fundado no princípio constitucional da laicidade do Estado, Lula promoverá a saúde integral da mulher para o pleno exercício dos direitos sexuais e reprodutivos e fortalecerá uma perspectiva inclusiva, não-sexista, não-racista e sem discriminação e violência contra LGBTI+ na educação e demais políticas públicas.

Para reformar e fortalecer a soberania popular, Lula propõe uma ampla reforma política com participação popular. Nesse ponto, o Plano defende a adoção da paridade de gênero e de cotas de representatividade étnico-racial para enfrentar a sub-representação de mulheres na política, especialmente das indígenas e negras.

O governo Lula também vai trabalhar para aumentar significativamente a presença das mulheres nas instâncias de decisão do Poder Executivo, sobretudo na composição dos ministérios, do Poder Judiciário, do Poder Legislativo e Ministério Público.

Além disso, o governo promoverá a regularização fundiária dos territórios tradicionais e historicamente ocupados, o reconhecimento e demarcação das terras indígenas e assegurará a titularidade prioritária às mulheres nos lotes dos assentamentos nos programas de reforma agrária. (Por Geisa Marques, da Comunicação Elas por Elas)

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

1 pensou em “Plano de Governo de Lula prevê retomada de políticas públicas para as mulheres”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: