Nordeste

Petrolina realiza 1º Encontro Regional Integrado Sobre o Enfrentamento ao Trabalho Infantil

Profissionais da Prefeitura de Petrolina participaram, nesta quarta-feira (6), do 1º Encontro Regional Integrado Sobre o Enfrentamento ao Trabalho Infantil. Realizado pela Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador e pela Coordenação do Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cerest-PE), o evento aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde e contou com a participação de representantes do setor de Saúde do município, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Petrolina (Cerest).

O objetivo do evento foi debater sobre o trabalho infantil na sociedade e as suas formas de enfrentamento, além de falar sobre assistência e divulgar a notificação dos acidentes de trabalho com crianças e adolescentes no estado. Além de Petrolina, vários municípios do Sertão do São Francisco enviaram representantes.

Durante o encontro, foram apresentados dados que mostram que a maioria dos acidentes de trabalho com crianças e adolescentes em Pernambuco acontecem na faixa etária de 16 a 17 anos de idade. A maioria é do sexo masculino, que trabalha na Agricultura.

“Muito importante discutir trabalho infantil sob o viés dos acidentes de trabalho que podem acometer crianças e adolescentes. Petrolina se preocupa bastante com a temática e procura sempre realizar um trabalho de sensibilização nas feiras livres do município, através das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI) e do trabalho conjunto realizado com o Ministério Público do Trabalho (MPT)”, destacou o Secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Jorge Assunção.

TRABALHO INFANTIL

Considera-se acidente de trabalho com crianças e adolescentes, qualquer tipo de acidente em menores de 18 anos de idade que tenha relação com o trabalho , seja ele leve, grave ou fatal. Com 14 ou 15 anos de idade, o adolescente só pode trabalhar na condição de aprendiz. De 16 a 17 anos, o adolescente pode trabalhar na condição de aprendiz ou empregado com todos os direitos trabalhistas e previdenciários assegurados, porém, não pode desenvolver atividades de risco.

Redação Portal Tribunna com ASCOM

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios