EducaçãoNotíciasPolítica

Petrolina beneficia Escolas e CMEis com internet de alta velocidade

Ambiente das Letras

Garantir o acesso à internet de qualidade para auxiliar na Educação municipal é uma das metas do Planejamento Estratégico da Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes.

Desta forma, para modernizar a forma de ensino das Escolas e CMEIs, além de assegurar a inserção das tecnologias digitais como ferramenta pedagógica, a atual administração aderiu ao projeto piloto do Programa de Inovação Educação Conectada (PIEC), do Governo Federal.

O objetivo do projeto, que tem a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) como executora, é apoiar a universalização do acesso à internet de alta velocidade, estimular o protagonismo dos estudantes, dar autonomia aos professores na adoção de tecnologias para a educação e incentivar a formação de docentes e gestores em práticas pedagógicas que promovam o uso de tecnologia.

Em Petrolina, 59 unidades de ensino, distribuídas entre Escolas e CMEIs, foram contempladas com o projeto piloto e receberam equipamentos de acesso à internet de banda larga, possibilitando melhores condições de conectividade para as atividades de ensino.

O ponto de partida da primeira fase do projeto foi o diagnóstico da rede. Logo em seguida veio a preparação da infraestrutura, seleção e instalação dos equipamentos necessários para cada unidade de ensino.

Para finalizar os trabalhos, os técnicos do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), da Secretaria de Educação, realizaram a validação e ativação das redes.

Sabemos que atualmente a internet é uma das principais ferramentas que auxiliam no processo de construção do conhecimento. Além de possibilitar um conteúdo vasto para pesquisa, ela também incentiva a autonomia da aprendizagem dos alunos em sala de aula. Por isso, a implantação desse projeto piloto é, de fato, algo muito marcante, histórico e que trará resultados significativos para a educação de Petrolina”, explicou o secretário de Educação, Cultura e Esportes, Plínio Amorim.

A Prefeitura de Petrolina também aderiu ao projeto Microsoft Office 365 Educacional A1 em nuvem, do Ministério da Educação. O programa utiliza o Minecraft Educacional, que é um jogo de imersão que permite utilizar blocos para construir e reproduzir ambientes de forma criativa e cujo objetivo é trabalhar os componentes curriculares, além do desenvolvimento de habilidades como: colaboração, pensamento lógico e resolução de problemas, levando o estudante a aprender na prática.

A unidade de ensino beneficiada com o projeto inicialmente é a Escola Professor Walter Gil, no bairro Mandacaru.

(Assessoria de Imprensa)

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: