EleiçõesPetrolinaPolítica

Pesquisa aponta que o 2º turno é fato em Petrolina que escalou ex-prefeitos para derrotar aliança Simão, Coelhos e PSB

#TribunaNordestedeOlhoem2024 - pesquisa divulgada no fim de semana consolida o 2º turno na cidade.

Uma nova pesquisa divulgada esse fim de semana em Petrolina, a primeira deste ano com a obrigatoriedade do registro na justiça eleitoral, aponta que a oposição escolheu o caminho certo ao escalar os ex-prefeitos Odacy Amorim (PT) e Julio Lóssio (PSDB),  para levar as eleições para o segundo turno de forma inédita na terceira maior cidade em número de habitantes de Pernambuco.

A missão da oposição em Petrolina é derrotar o atual prefeito Simão Durando (União Brasil), o grupo Coelho que o apoia e por tabela a estratégia construída na cozinha do prefeito do Recife, João Campos, visando não essa eleição, mas a de 2026, que tirou o único deputado representante de Petrolina do mandato de deputado estadual, o atual secretário de Turismo do Recife, Antônio Coelho; e que fez com que o PSB saísse da disputa este ano na cidade, limando o deputado federal Lucas Ramos que mesmo após essa ‘rasteira’, anunciou que permanece do lado da oposição, ainda sem anunciar o nome que deve apoiar no 1º turno da disputa.

O atual prefeito Simão Durando era vice, mas sentou na cadeira após o ex-prefeito Miguel Coelho (UB) deixar o cargo para disputar, sem sucesso, o Governo de Pernambuco em 2022

Segundo o vereador Gilmar Santos, único do PT com cadeira na Câmara Municipal, aposta que os serviços de saúde e assistência social, além dos frequentes alagamentos em períodos de chuva, são os principais motivos de críticas e protestos nas periferias de Petrolina.

FATOR COELHO

O “fator Coelho” não pode ser ignorado na equação. A família geriu a cidade pela primeira vez na virada dos anos 1800 para os 1900. Nestes 120 anos Petrolina teve 14 gestões em que um Coelho foi prefeito ou vice. Veja um resumo deste histórico aqui.

Gilmar avalia que não ter sobrenome Coelho pesa em se tratando ainda nos dias atuais de Petrolina, fato que vem diminuindo ao Petrolina se tornar uma cidade polo universitário e de desenvolvimento em todos os campos econômicos, não somente a agricultura e fruticultura irrigada.

Outro ponto que deixa Simão Durando vulnerável é o não alinhamento em termos de apoio com os governos federal, do presidente Lula que será o principal cabo eleitoral de Odacy Amorim para buscar a vaga no 2º turno; nem com o estadual da governadora Raquel Lyra que se somará a Julio Lóssio na corrida pela prefeitura da principal cidade do sertão pernambucano.

foto divulgação

Ainda entram na corrida majoritária de Petrolina, a jornalista Lara Cavalcanti (PS), do campo de direita e extrema direita; e os de centro e esquerda, o médico Marcos Heridijânio (Agir) e a servidora pública aposentada Perpétua Rodrigues (Psol), respectivamente.

foto reprodução redes sociais

PESQUISA

A pesquisa divulgada neste domingo, 2, é do Instituto Mercatus, e apontou que o pré-candidato à reeleição, Simão Durando, está à frente nas intenções de votos para as eleições, entretanto, o ex-prefeito, Júlio Lóssio (PSDB) figura como segundo colocado com percentuais que levam a disputa para o segundo turno.

foto divulgação

Os resultados mostram que Simão possui 39,2% de intenções de votos, contra 27,% de Lóssio, na pesquisa estimulada. O ex-deputado estadual, ex-prefeito de Petrolina e pré-candidato, Odacy Amorim (PT), aparece em terceiro lugar, com 10,6% das intenções de voto. A jornalista, Lara Cavalcanti (PL), segue na quarta colocação, com 4,6% e em quinto, o médico, Marcos Heridijanio (Agir), com 1%. No levantamento, o nome de Perpetua não apareceu.

Votos brancos e nulos somam 9,2%, enquanto 8,4% dos entrevistados não souberam ou não responderam.

58% NÃO RESPONDERAM A PESQUISA

Na avaliação espontânea (quando não são apresentados os nomes dos pré-candidatos), Simão Durando, teve 23,2% das menções, seguido por Lóssio, com 9,6%. O ex-prefeito, Miguel Coelho, apareceu entre os citados, com 3,6%, mesmo não disputando a eleição desde ano. Odacy Amorim alcançou 3,4% das menções na avaliação espontânea, seguido de Lara Cavalcanti, com 1,6% e Marcos Heridijanio 0,4%.

O ex-prefeito de Petrolina e assessor especial do governo do estado, Guilherme Coelho, foi citado por 0,2% dos entrevistados. Ainda nesta modalidade, 58% dos entrevistados não souberam ou não responderam.

 

(com parte de informações do portal Brasil de Fato e Blog Nossa Voz)

 

Cinara Marques, redação Tribuna Nordeste

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: