Bastidor (Cinara Marques)Colunas

Passaralho: Rede Bahia decreta fim do jornalismo local da TV em Juazeiro/BA e demite cerca de 100 profissionais do grupo no estado

Bastidor por Cinara Marques – Portal Tribunna

Passaralho: dispensa relativamente numerosa de empregados. A prática tem sido bastante utilizada nos últimos anos e tem atingido colegas jornalistas no Brasil todo e mais perto da gente, no Recife, Petrolina/PE, e nesta segunda-feira, 6, os colegas profissionais de ‘batente’ da Rede Bahia, atingindo em cheio o jornalismo da TV São Francisco, de Juazeiro, norte baiano.

O tsunami demissional do grupo baiano de comunicação, um dos maiores do Nordeste, colocou a afiliada juazeirense na berlinda que foi a bola da vez dessa denominAÇÃO que tem feito muitas vítimas no jornalismo, especialmente atingindo os profissionais mais experientes. A iniciativa da Rede Bahia, afiliada da Rede Globo, que tem sobre seu comando, afiliadas em regiões baianas, entre elas a TV são Francisco, promove um dos maiores passaralhos já vistos nos últimos tempos em grupos de comunicação do Nordeste, decretando o fim do jornalismo da emissora juazeirense, uma medida que fica difícil de se explicar do ponto de vista do compromisso com telespectadores, funcionários e anunciantes.

Como ex-funcionária da TV (fui produtora e depois, editora), acho lamentável o momento e os rumos de decisões tão sem fundamento. A Rede Bahia que por conveniência operacional e empresarial, apenas, deixa a região de Juazeiro que não mais será retratada pelos profissionais que tão bem cumpriram o seu papel social de melhor informar.

De uma canetada só, os dirigentes da Rede Bahia decretaram o fim dos jornais BATV e Jornal da Manhã. Alguns dias atrás, o conglomerado  da comunicação baiana, já tinha eliminado o jornalismo local do Bahia Meio. Me solidarizo com os amigos e amigas que perderam seus postos de trabalho, em plena segunda-feira, mas sei da competência de cada um para seguir em frente e tocar firme em novos rumos.

Confira a nota com as explicações da emissora que desde 2 de maio, já demitiu cerca de 100 profissionais que envolvem além das tvs, rádio e o jornal Correio da Bahia, sob alegação de reestruturação e da adoção de um novo model a atuação do grupo no campo da comunicação baiana. Acompanhe:

NOTA

A Rede Bahia informa que, a partir de hoje, as afiliadas TV São Francisco e TV Oeste começam a operar com um novo modelo de produção de conteúdo. Equipes de reportagem vão produzir matérias que serão exibidas para todo o estado pelo Jornal da Manhã, Bahia Meio Dia e BATV, através da TV Bahia, em Salvador. A decisão faz parte do redesenho de portfólio de produtos e governança das empresas que compõem a Rede Bahia, que foi anunciado no início de maio. Com isso, alguns profissionais finalizam seus ciclos, seja por aposentadoria, para assumirem novos desafios ou por decisão empresarial. A todos os profissionais, indistintamente, a TV São Francisco e a TV Oeste agradecem pelo tempo dedicado e pelo trabalho realizado.
As emissoras continuam integrando a Rede Bahia, produzindo informes diários ao longo do dia, participando de entradas ao vivo e/ou gravadas para os programas estaduais ou nacionais (Globo e Globosat). Além disso, as emissoras seguem apoiando as manifestações culturais das suas regiões e dando visibilidade e cobertura para assuntos de interesse da comunidade

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: