sábado, dezembro 21, 2024
Casa Educação Origem do coronavírus: EUA afirmam que vírus escapou de laboratório em Wuhan

Origem do coronavírus: EUA afirmam que vírus escapou de laboratório em Wuhan

por Escola Educacao
0 Comente
origem-do-coronavirus:-eua-afirmam-que-virus-escapou-de-laboratorio-em-wuhan

Departamento de Energia dos Estados Unidos alterou posição sobre origem da pandemia em relatório confidencial.

O Departamento de Energia dos Estados Unidos alterou sua posição sobre a origem da pandemia do coronavírus e afirmou que é provável que o vírus tenha se espalhado por um vazamento acidental do Laboratório de Wuhan, na China. A nova posição apareceu em um relatório confidencial fornecido à Casa Branca e aos principais membros do Congresso.

O Departamento de Energia agora se junta ao FBI, que havia chegado a essa conclusão antes. Quatro outras agências e um painel nacional de inteligência ainda julgam que foi provavelmente o resultado de uma transmissão natural, e duas agências estão indecisas. A atualização, que tem menos de cinco páginas, não foi solicitada pelo Congresso.

A comunidade de inteligência dos EUA é composta por 18 agências, incluindo escritórios nos departamentos de Energia, Estado e Tesouro. Oito deles participaram da revisão das origens da Covid-19, junto com o Conselho Nacional de Inteligência. O Departamento de Energia é uma agência que possui conhecimento científico considerável e supervisiona uma rede de laboratórios nacionais dos EUA. A agência, no entanto, fez seu julgamento com “baixa confiança”, de acordo com pessoas que leram o relatório confidencial. O FBI, por sua vez, tem “confiança moderada” nesta visão.

O que dizem as autoridades sobre a origem do coronavírus?

As autoridades dos EUA se recusaram a dar detalhes sobre as novas informações que levaram o Departamento de Energia a mudar de posição. Eles acrescentaram que, embora o Departamento de Energia e o FBI digam que um vazamento não intencional do laboratório é mais provável, eles chegaram a essas conclusões por diferentes razões. Apesar das análises divergentes, a atualização reafirma um consenso de que a pandemia não foi resultado de um programa chinês de armas biológicas.

E a OMS?

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, comprometeu-se a fazer “todo o possível” para ter uma “resposta” sobre a origem da covid-19 e enviou um e-mail oficial a uma autoridade de alto escalão do governo chinês para pedir a colaboração de Pequim. A OMS iniciou uma investigação sobre as origens do novo coronavírus em 2021, mas ainda não tem conclusões.

A atualização do Departamento de Energia é relevante porque indica que é provável que o vírus tenha vazado do laboratório de Wuhan, mas é importante notar que ainda há divergências de opinião entre as agências de inteligência dos EUA sobre a origem da pandemia. O relatório confidencial não foi solicitado pelo Congresso e não está claro se uma versão não confidencial será apresentada.

Graduado Comunicação Social pela Universidade Federal de Goiás. Apaixonado por mídias digitais, cultura pop, tecnologia, política e psicanálise.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

News Post 2025 © Todos direitos reservados