Notícias do ParlamentoPolítica

Oposição e situação trocam farpas na Câmara de Petrolina/PE

Por Notícias do Parlamento: questionamentos também envolveram o nome do vereador Elismar Gonçalves que estava como co-autor do requerimento, só que ele negou essa autoria

Cinara Marques, da Redação

Um debate à respeito de um requerimento apresentado por integrantes da bancada de oposição na Câmara Municipal de Petrolina/PE, mobilizou quase toda a sessão desta terça-feira, 24. O texto foi apresentando na pauta da reunião plenária como de autoria dos vereadores Paulo Valgueiro, MDB, Gabriel Menezes, PSL, e Elismar Gonçalves, MDB, só que Elismar não compareceu à sessão e por telefone, disse que não tinha assinado nem autorizado a colocação do seu nome na matéria.

A celeuma se configurou na primeira polêmica da discussão. Durante a sessão, outro vereador da oposição, o petista Gilmar Santos, subscreveu o texto, mas o grupo não teve o acompanhamento da também vereadora do PT, Cristina Costa. O requerimento 297/2019 solicitava informações ao prefeito Miguel Coelho sobre a citação da Prefeitura de Petrolina no inquérito investigado pela Polícia Federal dento da Operação Lava Jato.

A ação revela que a Prefeitura teria sida dada como garantia para a concessão de repasses “”ilegais” ao senador Fernando Bezerra Coelho, MDB e ao deputado Federal Fernando Filho, DEM, conforme material revela pela operação. Na quinta, 19, a PF fez buscas em vários locais frequentados pelos dois parlamentares petrolinenses.

A oposição queria esclarecimento em ver citados no processo, nomes de várias empresas prestadoras de serviços da Prefeitura, segundo apresentou a ação divulgada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Roberto Barroso. Foi Barroso que autorizou as buscas.

Fotos: Jean Brito-divulgação

O vereador Aero Cruz, PSB, líder do governo, tachou a ação dos colegas da oposição apenas de cunho político. Na questão de Elismar Gonçalves, ele foi mais duro e acusou os oposicionistas de prática de “falsidade ideóloga”. “São cinco vereadores da oposição, apenas dois assinaram o requerimento, o outro não assinou, então isso é coisa de falsidade ideológica”, disparou.

O líder do governo frisou ainda que seria bom esclarecer com o próprio Elismar na próxima sessão, essa questão.”É muito importante que perguntem se ele assinou e concordou com a elaboração do requerimento. O texto que vier dentro da legalidade e justificado da maneira correta, nós vamos acatar, mas de outro jeito, não terá vez e nem daremos margem para que a oposição venha a essa Casa fazer uso de palanque político, de forma irregular.”, completou Aero Cruz.

Quando questionado sobre o áudio que está entre as provas das quais a oposição aponta como justificativa dos questionamentos no requerimento e que terminou sendo rejeitado por 16 votos contra e 4 favoráveis, o vereador frisou mais uma que todas as “informações estão expostas no Portal da Transparência”.

LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO

O vereador Paulo Valgueiro, líder da oposição, lembrou que sua bancada é independente e cada um age de acordo com sua consciência. “Ninguém aqui tem que obedecer ordens externas”. Ele pontuou que mesmo tendo seu requerimento rejeitado, vai atrás dos questionamentos na Prefeitura por meio da Lei de Acesso à Informação.

“A bancada foi quem deixou a coisa nebulosa ao fazer esse carnaval todo, parecendo querer encobrir o objetivo principal do requerimento. Vou sozinho amanhã, apresentar esses mesmos questionamentos, de acordo com a Lei de Acesso à Informação. Esse mesmo teor rejeitado hoje”, destacou Valgeueiro em seu discurso.

Sobre a questão de Elismar, Paulinho rebate o colega Aero Cruz que o acusou de fraude na proposição.. “Haveria alguma fraude se alguém tivesse tentado falsificar a assinatura do vereador Elismar Gonçalves. Nós elaboramos o texto e colocamos no grupo da oposição e não tivemos nenhuma negativa. Então minha consciência é tranquila”, argumentou.

“Vou ligar para Elismar, ainda não tive como, mas quanto a isso não tem nenhum problema, o que aconteceu foi a falta de argumentos dos vereadores da situação para justificar a rejeição pela matéria”, pontuou Paulo Valgueiro.

 

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios