EconomiaNegóciosVideos

O e-commerce para se manter de pé: caminho seguido pela Loja Caramello para não fechar as portas com a chegada da pandemia

A loja comandada pela simpática Kátia Freire, é uma das mais tradicionais do comércio de Petrolina, maior cidade do sertão de Pernambuco, e integra o projeto Petrolina na Economia Digital, coordenado pelo IF-Sertão Pernambucano, com apoio da Prefeitura, Sebrae, CDL e Sindilojas. Ela conta que aprendeu em um ano o que tinha planejado para cinco com a pandemia que mandou todo mundo fechar as portas e ir pra casa.

Cinara Marques, da Redação

Série PETROLINA NA ECONOMIA DIGITAL

Três empresárias e um só desafio: atuar na nova realidade da economia pós pandemia da Covid-19 que é o comércio digital, ou melhor, o e-commerce. Ter a sua loja virtual, saber atualizar, promover seus produtos, atrair o consumidor que já vinha neste ritmo das compras online.

Com a crise sanitária a partir de 2020 com o anúncio da pandemia da Covid-19, essa foi a forma que salvou a economia no mundo quando tudo teve que fechar as portas para evitar ainda mais o caos de contaminações e mortes do início da descoberta desta peste.

E, foi assim que uma tendência que já vinha acelerada e que o segmento do varejo como as lojas de roupas e acessórios em geral, ainda engatinhava, que a junção vendas em lojas físicas e virtuais, teve que ser uma realidade. Os que insistiram somente numa forma de comercialização, ou não se capacitaram e inovaram com as vendas online, ou amargam até o momento grandes prejuízos ou baixaram as portas de vez.

Segundo a empresária Kátia Valéria Freire, da Loja Caramello, localizada no Centro de Petrolina (um dos municípios de comércio mais forte de Pernambuco), o setor ainda vinha se atualizando para vender também no ambiente virtual e que alguns empresários, uns mais outros menos, tinham iniciado o caminho das vendas online via redes sociais, mas de forma tímida antes da pandemia. E mesmo esse caminho já sendo um dos mais promissores para alavancar os lucros já antes da crise sanitária, o processo vinha sendo feito muito lentamente.

“Essa pandemia veio para despertar e ver que muitas vezes o quanto a gente se acomoda. Veio para ver o quanto eu estava acomodada como pessoa e como comerciante. Eu sempre busquei conhecimento e parei. Foi preciso vir uma pandemia para ver o quanto eu estava errada. Na minha visão, o comércio digital não precisava ser diário, ai veio a pandemia que me mostrou que sem as pessoas na loja, eu tinha que mostrar os produtos, primeiro nas redes sociais, e foi assim que conseguimos nos manter”, conta Kátia que tem mais de 30 anos de comércio e enxergou com o advento da Covid que não se pode parar nunca para consolidar sua empresa seja no ambiente físico ou virtual.

“Quando comecei no comercio, busquei o Sebrae e fiz todos os cursos e ai, com o tempo, parei com tudo isso, fui deixando a vida me levar. Ai com a pandemia a gente enxergou que não se pode parar, porque fiquei paralisada sem a loja, sem os clientes e a gente tinha que ir até eles e com as redes sociais, foi a forma que chegamos até eles. Agora com a loja digital, estamos consolidando esse novo momento”, detalhou a empresária Kátia Freire.

Kátia Freire com a professora Luciana Cavalcanti (foto Jorge Giovanni divulgação)

HISTÓRIA

A Loja Caramello, de Kátia, e mais outras duas lojas do segmento de moda e acessórios em Petrolina, sertão pernambucano, estará pronta para as vendas online em fevereiro. A Caramello está entre as empresas do varejo que estão sendo preparados pelo Projeto Petrolina na Economia Digital coordenado pelo IF-Sertão Pernambucano, campus Petrolina, em parceria com o Sebrae/PE e a Prefeitura de Petrolina, e apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas e Sindilojas.

A fase inicial do projeto foi no primeiro semestre de 20221 com a oficina realizada pelo Sebrae para inserir os lojistas e suas equipes no mundo das vendas virtuais, do marketing digital, entre outros temas ligados ao novo momento da economia.

A Caramello está na fase prática para fevereiro, passar a caminhar sozinha, sem o apoio técnico dos professores e monitores do IF-Sertão. Conforme a professora Luciana Cavalcanti, que coordena o projeto, cada loja vem sendo acompanhadas pelas equipes da instituição que foi responsável pela construção da plataforma onde as lojas terão o seu endereço virtual. Também o IF-Sertão realiza o treinamento dos funcionários e empreendedores que irão se dividir em promover as vendas na loja físicas e no negócio digital, após concluído o treinamento.

“Cada loja conta com 1 profissional da equipe do IF-Sertão para acompanhar a construção da loja digital. Eles ficam até o momento em que o empresário e seus colaboradores já estiverem prontos para caminharem sozinhos no ambiente do comércio virtual. A partir daí o lojista fica responsável pela manutenção do seu negócio digital, ou a empresa treina alguém para se dedicar ao comando da empresa no ambiente virtual ou contrata profissionais ou empresas especializadas para administrar a loja no seu formato digital”, explicou Luciana.

Para Kátia Freire, esse já vinha sendo um caminho sem volta, a pandemia só acelerou o processo de mudança.

“A pandemia só acentuou nosso processo de mudança, porque as vendas no ambiente virtual são um caminho sem volta”, finalizou a proprietária da Loja Caramello que está situada na Avenida Coronel Amorim, atrás do Palácio Diocesano e próximo ao tradicional Colégio Dom Bosco.

“Estamos há 21 anos neste endereço. Antes, já estivemos no shopping e na Galeria Eco Center. Nosso objetivo é surpreender, fazer a mulher se sentir bela, mas mostrar que a roupa vai muito além do vestir. É um estado de espírito também”.

E o desafio na inovação e em se manter firme no segmento, Kátia conta foi justamente amar o que faz.

“E digo que o que me manteve de pé, é amar o que faz”, ressalta Kátia Freire que não teve receio da inovação, do desafio de mudar em um ano o que planejara para consolidar em cinco.

Confira abaixo o vídeo-reportagem de nossa série com a primeiras das três lojas que estarão finalizando a etapa de treinamento. A produção foi postada no Canal Tribuna Nordeste (youtube.com/canaltribunanordeste), a plataforma de vídeo do Portal Tribuna Nordeste.

Imagens e edição: Jorge Giovanni

Produção e Reportagem: Cinara Marques

 

 

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: