Bastidor (Cinara Marques)Colunas

Nordeste permanece com vacinação em adolescentes, Lula mantem liderança e rejeição de Bolsonaro só aumenta, Dulci e Odacy Amorim visitam bases e reforçam modo petista de legislar e a pesquisa que coloca Odacy bem na fita

BASTIDOR por Cinara Marqies:

Cinara Marques

O Comitê Científico de Combate ao Coronavirus do Consórcio Nordeste recomendou aos Estados e Municípios que não alterem suas programações de vacinação dentro das disponibilidades de doses de vacinas.

De acordo com o CNE, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, não conseguiu explicar com clareza as razões da mudança na orientação anterior, que autorizava a vacinação de adolescentes ´de 12 a 17 anos, com ou sem comorbidades, com a vacina da Pfizer disponível no Brasil.

“As justificativas apresentadas pelo MS não são claras e não têm sustentação científica”, afirmou em nota o Consórcio Nordeste, alinhando-se às manifestações da Sociedade Brasileira de Imunizações e de respeitados especialistas.

Veja a íntegra da Nota

No dia de ontem o Ministério da Saúde (MS) divulgou uma nota recomendando aos Estados e Municípios suspenderem a vacinação de adolescentes sem comorbidades. Durante o dia, o próprio ministro da saúde deu entrevistas na grande mídia defendendo a nova recomendação, mas sem conseguir explicar com clareza as razões da mudança na orientação anterior, que autorizava a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos, com ou sem comorbidades, com a vacina da Pfizer disponível no Brasil.

Este Comitê Científico faz coro com as manifestações da Sociedade Brasileira de Imunizações e de respeitados especialistas, no sentido de que as justificativas apresentadas pelo MS não são claras e não têm sustentação científica. Assim, considerando que:

a) A Organização Mundial da Saúde (OMS) não é contrária a vacinação de adolescentes “com ou sem comorbidades”, e que recomenda a utilização de vacinas de mRNA, como a da Pfizerpara o uso em pessoas acima de 12 anos;

b) Ao aprovar a referida vacina para adolescentes entre 12 e 17 anos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não restringiu a administração a pessoas com comorbidades;

c) A vacinação de adolescentes sem comorbidades foi autorizada pelo Ministério da Saúde no capítulo 3.1 da Nota Técnica Nº 36/2021-SECOVID/GAB/SECOVID/MS, de 02 de setembro de 2021, e no capítulo 4.3.3.2 da 10ª edição do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19 (PNO), de 15 de agosto de 2021;

O Comitê Científico de Combate ao Coronavirus do Consórcio Nordeste recomenda aos Estados e Municípios que não alterem suas programações de vacinação dentro das disponibilidades de doses de vacinas.

Nordeste, 17 de setembro de 2021

Consórcio Nordeste – Comitê Científico de Combate ao Coronavirus

Coordenação: Carlos Gabas e Sergio Rezende.
Membros: Adélia Carvalho de Melo Pinheiro (BA); Fábio Guedes Gomes (AL); José Antônio Aleixo da Silva (PE); José Noronha (PI); Luiz Cláudio Arraes de Alencar (PE); Marcos Pacheco (MA); Maurício Barreto (BA); e Sinval Pinto Brandão Filho (PE).
Subcomitê de Vacinas: Sinval Brandão Filho (coordenador); Carlos Costa; Eduardo Jorge Fonseca; Ernesto Marques Jr; Rafael Dhalia; e Ivo Castelo Branco

Lula vence todos em 2022, aponta Datafolha

Lula mais líder do que nunca

A nova pesquisa do Datafolha sobre o cenário eleitoral de 2022 mostra que Lula, PT,  continua disparado como o preferido dos eleitores para ser o próximo presidente do Brasil. Se houvesse hoje um segundo turno entre os dois, o petista ganharia com folga do ex-capitão: 56% a 31%.

Não houve mudanças significativas entre este levantamento e o realizado em julho passado, com os nomes apresentando oscilando dentro da margem de erro. Em todas as simulações feitas, Lula vence tanto no primeiro turno quanto no segundo turno, sempre com folga, seja qual candidato concorra contra ele. (Redação PT)

Bolsonaro amplia sua rejeição, inclusive entre os que deram aval para a sua vitória em 2018 (foto site do PT divulgação)

Já Bolsonaro…

Enquanto a imagem de Lula se consolida cada vez mais como a da  esperança por um Brasil melhor e recuperado, a máscara de Jair Bolsonaro cai a cada novo levantamento.

Fica cada vez mais clara, para a população, a incapacidade de governar de Bolsonaro, que vive hoje seus maiores índices de rejeição desde que assumiu a Presidência da República.

Segundo a mais nova pesquisa Datalfolha, 53% das brasileiras e dos brasileiros dizem que seu governo é ruim ou péssimo, contra apenas 22% (31 pontos de diferença) que o aprovam e o consideram ótimo ou bom. Os que o julgam regular, somam 24%.

Em relação ao levantamento anterior, feito em julho passado, a rejeição a Bolsonaro subiu de 51% para 53%. Embora a variação esteja no limite da margem de erro, de 2%, o Datafolha frisa que o resultado evidencia uma tendência de alta na taxa dos brasileiros descontentes com o ex-capitão.

Os índices de ruim e péssimo do atual presidente não param de subir e saltaram de 32%, em dezembro de 2020, para os atuais 53%, uma elevação de 21 pontos percentuais.

Os números mostram que de nada adiantaram as tentativas de mostrar força, como o patético desfile de tanques na Esplanada em agosto, e as manifestações golpistas do 7 de Setembro. Para os brasileiros, é a agenda real que importa. Segundo o Datafolha, entre as razões para a crescente rejeição, estão a incapacidade de frear a pandemia, que já matou quase 600 mil brasileiros, a disparada da inflação — puxada pelo preço dos combustíveis e dos alimentos, ambos culpa da política econômica de Bolsonaro e Paulo Guedes — e a iminente crise energética, outro problema provocado pela má gestão do governo, que demorou para acionar as termelétricas.

A situação calamitosa em que Bolsonaro deixou o país faz com que ele comece a ser rejeitado por setores da sociedade que sempre foram suas principais bases de apoio, como os que ganham de 5 a 10 salários mínimos (nesse grupo a rejeição saltou de 41% para 50% em relação à pesquisa de junho), pessoas com mais de 60 anos (salto de 45% para 51%) e moradores das regiões Centro-Oeste e Norte (41% para 48%).

Entre os evangélicos, outro grupo que costumava apoiar o atual presidente, a rejeição não para de crescer. Desde janeiro, já subiu 11 pontos, e hoje está superior (41%) à sua aprovação (29%). Na rodada anterior da pesquisa, havia empate técnico (34% a 37%, respectivamente). (Fonte: Site do PT/Datafolha)

Odacy, Dulci, Josimara e o marido, Fernando, conversando sobre os avanços para Dormentes (foto divulgação)

Dulci e Odacy ativam o Modo Petista de Legislar

A deputada estadual Dulci Amorim (PT) e o ex-deputado Odacy Amorim (PT) cumpriram agenda em Dormentes, ‘capital da caprinovinocultura de Pernambuco’. Os dois foram recepcionados pela prefeita do município, Josimara Cavalcanti, PSB, e pelo secretário de Governo, Fernando Yotsuya.

Na pauta do encontro estavam os desafios enfrentados pelo município, além das costuras políticas para as eleições de 2022.

“Nossa parceria com a gestão de Josimara está cada vez mais forte. E a cada novo encontro, reforçamos o nosso compromisso com Dormentes. Nosso trabalho é honrar a confiança dos sertanejos e de gestores como Josimara”, comentou Dulci.

Odacy Amorim destacou que a gestão de Josimara tem sido referência para região. “Josimara é uma prefeita comprometida, corajosa e arrojada. E quem visita a cidade vê o salto de desenvolvimento, mesmo diante da grave crise potencializada pela pandemia”, afirmou o ex-parlamentar.

Odacy bem na fita

Odacy em um dos encontro que teve com Lula, força para 2022 (foto divulgação)

Os números da pesquisa do Instituto Opinião, contratada pelo Blog do Magno, do jornalista e pré-candidato ao senado em Pernambuco, Magno Martins, divulgada na semana, trouxe também números para a disputa proporcional na região polarizada por Petrolina.

No levantamento, o ex-deputado Odacy Amorim que está sem mandato por ter disputado as eleições de 2018 e a majoritária em Petrolina de 2020, sendo hoje o primeiro suplente do PT para a Câmara Federal , continua mais firme do que nunca com o seu eleitorado, mantendo consolidada sua força eleitoral que tem se fortalecido com a presença do ex-presidente Lula encabeçando todas as pesquisas para voltar a governar o Brasil.

A pesquisa mostra Odacy bem próximo do primeiro da contagem que é o deputado federal de três mandatos, Fernando Filho, do DEM, filho do senador Fernando Bezerra Coelho, MDB, líder do governo Bolsonaro no Senado; irmão do prefeito de Petrolina e pré-candidato ao governo de PE, Miguel Coelho que segundo a mesma pesquisa, tem 90% de aprovação em sua gestão. Fernandinho também é irmão do deputado estadual Antônio Coelho, DEM, líder da oposição na Alepe e que na mesma pesquisa, encabeça a lista dos nomes preferidos dos petrolinenses para o parlamento pernambucano.

Segundo os números, mesmo com a ‘força política’ de FF, Odacy se consolida como um dos principais nomes da oposição ao grupo de FBC, Miguel, FF e companhia, e que comandam a administração em Petrolina.

A pesquisa Opinião mostra ainda que o ex-deputado solidifica sua força também dentro do PT petrolinense, pernambucano e nordestino.

Confira os números da disputa para a Câmara Federal:

Fernando Filho (DEM) surge em primeiro com 27,4%, seguido por Odacy Amorim (PT), com 16,4%, Gonzaga Patriota (PSB), com 10,8%, e Lucas Ramos (PSB), com 6,2%. Brancos e nulos são 15% e os indecisos são 24,2%.

Pelos números, Odacy tem uma carreira política consolidada e que demonstra confiança junto ao eleitorado, pelo menos é isso que ficou claro na pesquisa, ou seja, o legado de Odacy Amorim está mais vivo do que nunca.

Alepe

Esses números colocando o ex-deputado ‘bem na fita’, pode demonstrar que na prática, Odacy deve se apresentar bem melhor posicionado, assim como a deputada estadual Dulci Amorim, esposa de Odacy e que tem um dos mandatos mais bem avaliados entre os que integram a atual legislatura da Assembleia Legislativa de Pernambuco – Alepe.

Além de Dulci e Antônio Coelho, foram citados para a Alepe, Julio Lóssio Filho, PSD, o segundo em intenções; o ex-vereador Gabriel Menezes, PSL e a ex-vereadora Cristina Costa, outra petista que consolida a força do partido na maior cidade do sertão pernambucano.

Dulci, o governador e a Lei de Anistia de Motos 

Deputada prestigiou sansão de lei que anistia motociclistas de IPVA em atraso até 2020 e aproveitou para agradecer o governador Paulo Câmara. Ela fez pronunciamentos e pautou o tema na Alepe  (foto divulgação)

E por falar na petista Dulci Amorim, ela esteve na quinta, 16, no Palácio do Campos das Princesas, para a cerimônia de sansão da lei que anistia motociclistas de Pernambuco de pagamentos em atraso do IPVA até o ano de 2020. A petista fez questão de agradecer a iniciativa do governador Paulo Câmara, PSB. Confira a fala de Dulci Amorim no vídeo que repostamos no Canal Tribunna, no youtube.

VEJA ABAIXO O QUE DIZ A DEPUTADA EM VÍDEO REPRODUZIDO NO CANAL TRIBUNNA, YOUTUBE:

Portal Tribuna NE

 

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: