sábado, fevereiro 8, 2025
Casa Brasil Navio abatido na 2ª Guerra é encontrado no Rio de Janeiro 80 anos depois

Navio abatido na 2ª Guerra é encontrado no Rio de Janeiro 80 anos depois

por rafaeloliveira
0 Comente

Após 80 anos submerso, o navio ‘Vital de Oliveira’, afundado por um submarino alemão, durante a Segunda Guerra Mundial, foi encontrado pela Marinha, na costa brasileira.

A embarcação foi abatida em 1944 por torpedos e vitimou 99 pessoas, dos 270 tripulantes.

O navio foi descoberto a 65 quilômetros, da costa de Macaé (RJ) durante uma missão de pesquisa de um navio, que por coincidência, tem o mesmo nome, ‘Vital de Oliveira’, no último dia 16 de janeiro, mas as informações só foram reveladas agora.

Para o professor do instituto de Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense (UFF), Eduardo Heleno, a descoberta pontua um importante passo na preservação do papel do Brasil durante a guerra.

“A memória sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial é algo que deve ser valorizado. O país participou do maior conflito do século XX enviando uma Força Expedicionária com mais de 25 mil soldados. E uma das motivações para o Brasil entrar em guerra foram exatamente o afundamento de diversos navios mercantes brasileiros, não só no Atlântico como na Mediterrâneo, vitimando militares e civis, entre os últimos, mulheres e crianças”, diz Heleno.

A expedição, denominada “Testes de Mar e Comissionamento”, marcou um avanço significativo na arqueologia naval brasileira. A localização do casco foi possível graças ao trabalho conjunto de militares, mergulhadores locais e equipamentos de alta tecnologia.

Imagens obtidas do casco do navio ex-NA “Vital de Oliveira”, pelo sonar de varredura lateral • Agência Marinha

O professor destaca que mais de trinta embarcações brasileiras foram abatidas durante o período. “O primeiro ataque, ocorrido em 1941, foi ao navio Taubaté, que navegava próximo ao Egito, e foi atingido por tiros vindos de aeronaves alemães. No ano seguinte, em 1942, outros navios foram à pique dentro da guerra submarina empreendida pelos alemães no contexto maior da batalha do Atlântico. De 1942 a 1944 foram 33 navios afundados. O ultimo deles, em  julho de 1944, foi exatamente o Vital de Oliveira”, finaliza Heleno.

O ecobatímetro permitiu a criação de modelos tridimensionais do naufrágio, enquanto o sonar gerou imagens detalhadas do casco. Ao todo, foram realizadas 32 linhas de sondagem e 9 linhas de varredura lateral, cobrindo uma extensa área ao redor do local.

“Naufrágios e outras estruturas submersas são registros materiais da história marítima do Brasil. Essas evidências permitem compreender rotas comerciais, estratégias navais, avanços tecnológicos e episódios como confrontos militares e desastres marítimos. Em alguns casos, as embarcações naufragadas estão associadas a períodos específicos, como a Segunda Guerra Mundial, o que adiciona relevância estratégica e diplomática ao seu estudo”, detalha o Capitão-Tenente Demilio, membro da expedição.

Os equipamentos utilizados permitiram a obtenção de imagens inéditas do casco do antigo navio -auxiliar “Vital de Oliveira” • Agência Marinha

A localização do naufrágio contou com a colaboração dos mergulhadores José Luiz e Everaldo Meriguete, ao atenderem o chamado de um pescador, identificaram a presença de um canhão no fundo do mar e avisaram a Marinha.

O Navio de Pesquisa Hidroceanográfico “Vital de Oliveira” atua ativamente em prol da ciência, como demonstrou na comissão em que obteve dados inéditos de seu homônimo, o antigo NA “Vital de Oliveira • Agência Marinha

A antiga embarcação foi o único navio militar brasileiro a ser torpedeado por forças inimigas durante a Segunda Guerra Mundial.

Os próximos passos da pesquisa incluem o processamento dos dados para criar modelos tridimensionais mais detalhados, o uso de mergulhos técnicos e veículos subaquáticos operados remotamente para coletar fotos, vídeos e outros dados.

Descoberta será integrada ao projeto “Atlas dos Naufrágios de Interesse Histórico da Costa do Brasil”, iniciativa da Marinha para catalogar embarcações naufragadas no litoral.

O Capitão de Fragata Manoel Antônio Vital de Oliveira, Patrono da Hidrografia, morto durante a Guerra do Paraguai.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

News Post 2025 © Todos direitos reservados