ColunasNotícias do ParlamentoPolítica

Músicos de Petrolina/PE vão à Câmara Municipal pedir ‘socorro’

Em meio ao debate, uma audiência pública proposta pelo vereador de oposição, Gilmar Santos, PT, foi rejeitada. Governistas indicaram uma comissão de vereadores e músicos para conversar com o secretário de Educação, Cultura e Esportes, Plínio Amorim. A classe está sem poder trabalhar há quase 1 ano por causa da pandemia.

Por Notícias do Parlamento – A sessão plenária da Câmara de Vereadores de Petrolina, sertão do estado, que foi realizada nesta terça-feira, 2, teve a presença de um grupo de músicos que foi em busca de ‘socorro’.

A classe é sem sombra de dúvidas uma das mais prejudicadas com a suspensão dos eventos e outras atividades ligadas ao segmento do entretenimento.

Os músicos que tiveram dois representantes deles na tribuna livre da Casa, autorizada pelo presidente do parlamento petrolinense, vereador Aero Cruz, MDB, apresentaram a imensa dificuldade que passam há quase 1 ano sem poderem exercer suas atividades.

Eles querem que o prefeito Miguel Coelho, MDB, possa criar algum tipo de auxílio financeiro ou linha de crédito popular por meio da Agência Municipal do Empreendedor – AGE – até que possam retomar suas atividades profissionais.

“Nossas famílias estão passando fome, literalmente. Eu gostaria que vocês nos entendessem e nos fortalecessem para enfrentar esse momento”, disse Bia, uma das representantes autorizadas a falar na tribuna livre da Casa Plínio Amorim.

Bia e Igor em apelo pelos músicos de Petrolina ( Foto – Iury Aragão-divulgação)

“Estamos aqui para sensibilizar o prefeito e contamos com vocês para que possamos chegar até ele. O problema já temos, queremos encontrar a solução. Tem músicos vendendo instrumentos de R$ 3 mil em média por R$ 600,00 e não terão mais nunca condições de comprar um novo. Não queremos aglomerar. Somos 490 músicos e muitos a Prefeitura não conhece. Queremos que todos participem deste processo”, completou Igor Castro.

Diante da situação preocupante dos artistas e músicos de Petrolina, o vereador professor Gilmar Santos, PT, apresentou um requerimento sugerindo a realização de uma audiência pública, dentro dos protocolos de segurança que a pandemia da Covid-19 exige, para que o debate fosse ampliado e uma solução de fato fosse apresentada para socorrer os músicos da cidade.

Mas, os 19 vereadores da bancada do governo rejeitaram o requerimento que teve apenas a aprovação dos quatro parlamentares oposicionistas na Casa: além de Gilmar, o líder da bancada, vereador Marquinhos do N-4 e o vereador Elismar Gonçalves, ambos do Podemos; e a vereadora Samara da Visão, do PSD.

“Na audiência pública seriam debatidas tantas as soluções imediatas quanto os problemas futuros. Ao rejeitarem e desqualificarem esta audiência pública, mostra mais uma vez que os vereadores da bancada do governo foram eleitos para representar o patrão deles”, disparou o vereador Gilmar Santos que lembrou que os recursos que estão sendo voltados para a Covid, envolvem também a assistência social.

Líder do governo na Casa Plínio Amorim, o vereador Ronaldo Silva, DEM, argumentou sobre a rejeição do requerimento de Gilmar que tratava da realização da audiência pública para debater a pauta do socorro aos músicos de Petrolina. Em transmissão ao vivo para a página do Portal Tribuna Nordeste no Facebook, Silva argumentou:

“Nós organizamos três vereadores, eu como líder do governo, mais o vereador Marquinhos do N-4 como líder da oposição e o vereador César Durando que é ligado também a área da cultura, preside a comissão de saúde, e vamos conversar, tendo mais dois representantes da classe, com o secretário de Educação, Cultura e Esportes, Plínio Amorim. Vamos buscar uma solução para atender os músicos que precisam e vamos saber como estão os repasses da Lei Aldir Blanc”, relatou Ronaldo Silva.

Sobre a rejeição do requerimento de Gilmar, Ronaldo acrescentou que a sugestão da classe era uma solução mais urgente.

“Os artistas pediram uma conversa com o prefeito e não uma audiência pública para fazer politicagem. A situação deles é urgente”, rebateu o líder do governo ao comentar a fala de Gilmar sobre a rejeição da audiência pública..

Confira a entrevista completa do líder do governo Ronaldo Silva sobre esse assunto no facebbok.com/portaltribunna, na LIVE COLUNA NOTÍCIAS DO PARLAMENTO, durante a cobertura do Portal Tribuna Nordeste da sessão da Câmara de Petrolina.

Classe em protesto na entrada da Casa Plínio Amorim (Foto Iury Aragão-CMP-divulgação)

 

 

 

 

Cinara Marques/Portal Tribuna NE

 

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios