Política

Morre Bruno Covas, aos 41 anos

Prefeito de São Paulo perde a batalha contra o câncer

Com Congresso em Foco

Plantão Tribuna NE – O prefeito de São PauloBruno Covas (PSDB), 41 anos, morreu na manhã deste domingo (16), no hospital Sírio-Libanês, no centro da capital paulista. O tucano, que tinha 41 anos, estava em tratamento contra um câncer no estômago.

No início da noite de sexta-feira (14), o hospital emitiu uma nota afirmando que o estado do saúde do prefeito era irreversível. Neste domingo, a prefeitura de São Paulo confirmou o falecimento.

Covas havia sido internado no início de maio para uma série de exames que antecederam o tratamento imunoterápico contra o câncer, descoberto em outubro de 2019. Após erradicar um tumor principal entre o estômago e o esôfago, os médicos descobriram que a doença atingiu também ossos e fígado.

Neto do ex-governador de São Paulo Mário Covas (1930-2001), Bruno Covas fez carreira dentro do PSDB. Em seu primeiro cargo eletivo, em 2007, foi para a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), onde esteve por dois mandatos. Em 2015, foi deputado federal pela legenda, inclusive votando durante o impeachment de Dilma Rousseff (PT), em abril de 2016. Não chegaria a cumprir o mandato inteiro, pois voltaria à capital paulista após João Doria sagrar-se vencedor das eleições. Ele foi vice na prefeitura.

Por conta da internação, o prefeito já havia pedido licença do cargo por 30 dias logo antes da intubação. Assumiu a prefeitura, interinamente, o vice-prefeito Ricardo Amorim (MDB). O vice, que já foi vereador por dois mandatos, tem atuação próxima à igreja católica, e compôs tanto as bases de apoio do prefeito Fernando Haddad (PT), e de João Doria (PSDB) e Covas, quando este passou a substituir o novo governador do estado.

POLÍTICOS LAMENTAM

O ex-candidato a prefeito de São Paulo, Guilherme Boulos, do Psol, que disputou com Bruno Covas nas eleições do ano passado, frisou que sempre teve uma conviencia franca com o o prefeito que foi reeleito no segundo turno contra Boulos.

“Lamento a morte do prefeito Bruno Covas. Tivemos uma convivência franca e democrática. Minha solidariedade aos seus familiares e amigos neste momento difícil. Vá em paz, Bruno”, postou Boulos no na sua conta do twitter.

O ex-presidente Lula se pronunciou também via redes sociais.

“Meus sentimentos aos familiares, amigos e correligionários de Bruno Covas que nos deixou hoje, após travar uma longa e dura batalha contra o câncer. Que Deus conforte o coração de sua família”, escreveu Lula.

Também no twitter, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, PSB, postou: “A política brasileira perde uma liderança séria e competente com a morte do prefeito de São Paulo que herdou do avô Mário Covas o senso de justiça e coragem”.

A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) foi uma das expressões políticas do país a lamentar a morte de Bruno Covas.

“Lamento a morte do prefeito Bruno Covas, aos 41 anos de idade. O Brasil perdeu um dos seus promissores líderes políticos. Quero manifestar meus sentimentos ao filho Tomás e a toda família Covas, além dos militantes e dirigentes do PSDB”.

Fernando Haddad (PT), ex-prefeito de São Paulo, disse: “Meus sentimentos à família Covas pela perda precoce”.

 

.

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: