Política

Merendeiras cobram dias descontados de salários por empresas terceirizadas do Governo de PE

Segundo o sindicato da categoria, as merendeiras foram surpreendidas com corte nos salários dos dias de lockdown decretado pela gestão estadual. Elas querem a devolução descontada de forma irregular.

Merendeiras contratadas para atuarem em escolas da redes estadual nas regiões do sertão do São Frâncico e Araripe tiveram os vencimento de março descontados referentes aos dias que foram obrigadas por decreto do governo de combate à pandemia da Covid-19, de instalação da quarentena rígida, fechando as escolas entre meados de março e o começo de abril.

Segundo o pesidente do Seamote, sindicato da categoria, João Soares, as merendeiras foram surpreendidas com o corte nos salários dos dias de lockdown decretado pela gestão estadual e cobram a devolução descontada de forma irregular.

“Foram descontados 13 dias dos salários delas de forma irregular”, denunciou o presidente do Siemaco.

A medida das empresas contratantes atingiu as merendeiras que atuam nas escolas das regionais de Petrolina, Salgueiro e Araripina.

“Fizemos uma notificação à empresa, demos ciência ao governo do estado para que tomassem conhecimento. Caso os pagamentos não sejam feitos dentro do prazo que estabelecemos, iremos entrar com processo na justiça”, enfatizou Seu Soares, acrescentando que são mais de 400 merendeiras prejudicadas com o corte nos salários delas.

ATRASOS

Outra queixa dos trabalhadores contratados por empresas que atuam prestando serviços para o governo estadual, são constantes atrasos salarias. “Alegam que não pagam em dia por receberem atrasados os repasses do governo estadual, mas as empresas têm que ter capacidade para servir ao estado e cobrir os atrasos do governo até conseguir. Já quando assumem o serviço, existe essa cláusula que É até três meses cobrindo os compromissos com os terceirizados. Elas devem ter essa capacidade para não prejudicar os trabalhadores contratados. Estamos atentos e também já encaminhamos documento para que a empresa cumpra o que está na lei”, destacou Seu Soares.

 

 

 

 

 

Portal Tribuna NE

 

 

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: