NotíciasPolítica

Maior medalhista brasileiro nas Paralimpíadas vê potencial para mais visibilidade dos jogos e dos atletas

Daniel Dias, que conquistou 27 medalhas na natação paralímpica pelo Brasil, também considera o apoio empresarial aos atletas como fundamental para o esporte

O Brasil fechou a participação Jogos Olímpicos de Paris com três medalhas de ouro, sete de prata e dez de bronze: são 20 no total, a segunda melhor campanha em número de pódios na história. Agora amantes de esportes podem se preparar para um novo ciclo de competições: entre 28 de agosto e 8 de setembro acontecem os Jogos Paralímpicos, que reúnem atletas com alguma deficiência.

Nesta edição, o Brasil não terá o seu maior nome paralímpico nas disputas. Daniel Dias, que já conquistou 27 pódios em quatro edições dos jogos, se aposentou em 2021 e agora estará na torcida. O campeão percebe que as Paralimpíadas ainda têm menos visibilidade que as Olimpíadas, mas acredita que isso tem mudado a cada edição. Na opinião dele, a relevância pode aumentar com mais exibições dos jogos e dos esportes com paratletas e defende o apoio empresarial aos competidores.

A criação dos Jogos Paralímpicos remete ao período pós Segunda Guerra Mundial. O neurologista alemão Ludwig Guttman defendeu, naquela época, o uso do esporte para a recuperação de pessoas com deficiência, em especial veteranos militares do Reino Unido, onde ele atuava.

No dia da estreia dos Jogos Olímpicos de Londres em 1948 ele organizou um evento em paralelo, os Jogos de Stoke Mandeville, com pessoas com deficiência. A partir disso, iniciou-se um movimento do que se transformaria futuramente nos esportes paralímpicos. A primeira edição das Paralimpíadas aconteceu em 1960, em Roma

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: