Cultura e TurismoPernambucoPolítica

Livro: A Quinta Noite traz uma leitura iconográfica das pinturas sobre a vida de Santa Teresa D’Avila

Edição enaltece a análise da representação da vida da grande doutora da oração com linguagem acessível a todos os públicos

Um verdadeiro passeio pela história da vida de Santa Teresa D’Avila, da Espanha, narrada através das pinturas e outras obras de artes presentes na sacristia e na Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte Carmelo do Recife, em Pernambuco.

O livro A Quinta Noite: as pinturas sobre Santa Teresa de Jesus, na Ordem Terceira do Carmo – Recife, de autoria do respeitado arquiteto e historiador, José Luiz Mota Menezes (in memorian), professor do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia e Conservação do Patrimônio da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e membro da Academia Pernambucana de Letras (APL), foi lançado na quinta-feira (22), na Igreja da Ordem Terceira do Carmo, na Av. Dantas Barreto – s/n, no Recife.

A atividade integra a programação da Semana Estadual do Patrimônio Cultural de Pernambuco e irá permitir ao público uma maior imersão no universo apresentado na obra. A publicação tem produção executiva de Clarisse Fraga, da Bureau de Cultura e conta com o incentivo do Funcultura-PE.

O lançamento contou com a participação do Prior da Igreja de Santa Teresa D`Ávila, José Inácio; Luciana Menezes, primogênita do autor; Clarisse Fraga, produtora executiva responsável pela organização do livro; e pelo fotógrafo e historiador, Gustavo Maia, responsável pelo ensaio fotográfico que serve como guia para os textos do livro.

Na ocasião, haverá uma breve apresentação da obra para o público presente com o auxílio de uma intérprete de Libras oportunizando assim, o acesso para as pessoas com deficiência auditiva.

O evento será uma oportunidade para quem deseja conhecer e visitar a igreja que agora está com acesso mais restrito.

O livro discorre sobre a vida de Santa Teresa D’Avila. Não de sua história enquanto reformadora da ordem carmelitana, mas de pinturas e outras obras de artes que estão situadas na Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte Carmelo do Recife, em Pernambuco. É um dos maiores repositórios de representações pintadas sobre a Santa, narrado através das pinturas presentes na igreja e sacristia, quase todas de um único artista, João de Deus e Sepúlveda, possuidor de excelente formação e domínio dos temas.

Não se trata de uma análise teórica ou de sapiência sobre as pinturas, é simplesmente a divulgação de um tesouro artístico extraordinário e desconhecido da maioria dos brasileiros, inclusive dos pernambucanos.
Além das pinturas de João de Deus e Sepúlveda, a publicação ainda apresenta trabalhos realizados pelo artista Manuel de Jesus Pinto. Ambos pintores ativos no século XVIII, no Recife.

“Foram obras realizadas a partir de gravuras e pinturas existentes e de conhecimento dos dois artistas. No entanto, não são meras cópias, mas sim releituras de grande valor para a nossa arte barroca”, menciona o autor na publicação.

Releituras e novas composições de temas não explorados com tantos detalhes em outras igrejas dedicadas à reformadora religiosa, a freira Teresa D’ Ávila.

“A publicação desta nova obra do professor José Luiz Mota Menezes contribui para um maior conhecimento do acervo artístico de um dos mais belos templos da Cidade do Recife, tombado no Livro do Tombo Belas Artes – Inscr. nº 81, de 30/05/1938”, declara Clarisse Fraga. Para o fotógrafo Gustavo Maia, responsável por catalogar as imagens, esse estudo é mais um presente que o professor José Luiz da Mota Menezes deixa para a cidade do Recife.

“Uma verdadeira joia da arquitetura barroca, precioso edifício do Patrimônio histórico e cultural pernambucano”, considera.

Maia, que em 2019 publicou em coautoria com o arquiteto, o estudo com as pinturas do forro da Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares em Recife, intitulado “A arte da imagem”, participa em mais essa publicação em que se destaca a composição do forro. No total, uma série de 40 quadros retratando cenas da vida da Santa Tereza d’Ávila são objeto do detalhado estudo realizado pelo professor.

Todos são descritos individualmente, criando um mapa artístico para o conjunto das pinturas da nave da igreja com apresentação em detalhe nas fotografias que ilustram “A Quinta Noite”.

O projeto prevê a publicação de mil exemplares físicos e disponibilização também em formato PDF acessível, com audiodescrição das imagens, no site www.bureaudecultura.com.br/livros, para que seja facilmente acessado por pessoas com deficiência visual, através de softwares leitores de tela, que fazem a narrativa em áudio.

Dos mil exemplares previstos, 50 serão entregues ao Funcultura e 400 serão distribuídos gratuitamente em escolas e bibliotecas públicas de Pernambuco, assim como outros órgãos voltados à Educação e Cultura, além da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD) e associações de pessoas com deficiência visual. Os demais exemplares serão vendidos ao público geral interessado por R$ 40 no site.

A IGREJA DA ORDEM TERCEIRA DO CARMO – Construída em 1700, possui um grande conjunto de pinturas dedicadas à vida de Santa Teresa de Jesus, que cobrem todo o forro e algumas paredes do templo. A ornamentação interior somente terminou em 1737, ocasião em que foi consagrada. A fachada principal possui um frontão rococó. A porta principal veio de Lisboa e foi confeccionada em falso mármore de lioz. Um forro em caixotões teve por propósito abrigar inúmeros painéis pintados formando um conjunto impressionante.

As gravuras ocupam grande importância na pintura dos interiores das igrejas no Brasil. Elas eram trazidas pelos artistas ou através das ordens religiosas ou demais interessados. O conhecimento iconográfico ficava por conta de quem as delineou. Não parece ter existido a criação própria de uma iconografia no Brasil e sim adaptações aos espaços pictóricos a tais representações destinados.

A cidade do Recife, em uma de suas igrejas, reúne o maior acervo de representações da Santa, Doutora da Igreja, Teresa d’Ávila. A Bahia somente tem poucas pinturas sobre sua vida em duas igrejas da Ordem Terceira do Monte Carmelo.

A igreja da mesma ordem no Recife possui 60 quadros sobre a vida dessa reformadora religiosa, que viveu no século 16, na Espanha, tendo se iniciado na vida religiosa no Convento da Encarnação e fundado de muitos outros. Está a igreja ao lado dos grandes reformadores religiosos do século 16, qual um Inácio de Loyola, entre outros. Sua canonização ocorreu no dia 12 de março.

A publicação de um livro ilustrado com tal temática torna-se um instrumento relevante para divulgação e salvaguarda de um dos mais importantes acervos pictóricos não somente no âmbito nacional, e sim no internacional, dando a Pernambuco a primazia de tal feito e ainda considerando a obra única de um pintor, João de Deus e Sepúlveda, que soube representar as ideias do pintor Andreas Pozzo em outra igreja, a de São Pedro dos Clérigos, na mesma cidade. Também tal conjunto torna-se valioso por ser de uma mesma autoria, situação rara no Brasil.

Com assessoria de comunicação

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: