quarta-feira, janeiro 22, 2025
Casa Região Investigadores pedem prisão de ex-presidente sul-coreano – Jornal de Brasília

Investigadores pedem prisão de ex-presidente sul-coreano – Jornal de Brasília

por Redacao Jornal de Brasilia
0 Comente
investigadores-pedem-prisao-de-ex-presidente-sul-coreano-–-jornal-de-brasilia

Investigadores sul-coreanos apresentaram ontem ao Tribunal de Seul uma ordem de prisão para o presidente deposto Yoon Suk-yeol, que se recusou, pela terceira vez, a comparecer ao interrogatório policial sobre sua fracassada tentativa de impor a lei marcial, no dia 3 de dezembro.

O Gabinete de Investigação de Corrupção da Coreia do Sul, que lidera a investigação sobre a tentativa de golpe, planeja interrogar Yoon, acusado de abuso de autoridade, insurreição e obstrução de justiça – que podem lhe render prisão perpétua ou até mesmo uma pena de morte.

O ex-presidente foi destituído pelo Parlamento sul-coreano em 14 de dezembro e está suspenso de suas funções enquanto aguarda a decisão da Corte Constitucional sobre a validação ou não da medida tomada pelos deputados. Ele também está proibido de deixar a Coreia do Sul.

Crise sem fim

Um relatório da Promotoria indica que Yoon autorizou as Forças Armadas a usar armas, caso necessário, para entrar na sede do Parlamento no dia em que ele promulgou a fracassada lei marcial

A crise política se agravou na semana passada, quando seu substituto interino, Han Duck-soo, também foi destituído pelos legisladores por se recusar a sancionar leis que abririam investigações contra Yoon.

Yoon nega as acusações, argumentando que sua declaração de lei marcial foi um “ato de governança”, que pretendia advertir a oposição, que tem maioria no Parlamento, contra o que ele descreveu como um “abuso de poder do Legislativo”, que buscava minar o Estado e apoiar o regime da Coreia do Norte, inimiga mortal de Seul.

Apesar dos muitos privilégios presidenciais, de acordo com a lei sul-coreana, como a imunidade contra processos criminais, os benefícios não se estendem a crimes de insurreição ou de traição

Apelação

Os advogados de defesa de Yoon anunciaram ontem que entrariam com uma petição contestando a solicitação, alegando que apenas o Ministério Público pode solicitar um mandado de prisão preventiva na Coreia do Sul. O tribunal não deu prazo para decidir o caso. (COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS)

Estadão Conteúdo

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

News Post 2025 © Todos direitos reservados