NotíciasPernambuco

HGV promove o 4º mutirão de cirurgias urológicas

Iniciativa faz parte do Programa Opera Mais Pernambuco

Nesta sexta-feira (11/02) e sábado (12/02), a Clínica Urológica do Hospital Getúlio Vargas (HGV), unidade que é referência estadual em diversas especialidades médicas, realizará o 4º mutirão de cirurgias eletivas reconstrutoras e da uretra. A expectativa é que sejam realizados 20 procedimentos em pacientes que aguardam pela realização de cirurgias urológicas. A iniciativa faz parte do Programa de Ampliação de Cirurgias Eletivas em Pernambuco (Opera Mais Pernambuco), que atende pacientes que tiveram suas cirurgias adiadas na rede hospitalar, sob gestão estadual, durante a pandemia da Covid-19.

“Este já é o 4º mutirão realizado em nossa unidade, apenas nesta especialidade, e estaremos atuando com três equipes, de forma simultânea, nesses dois dias. Nosso objetivo é atender aos pacientes da rede pública de saúde agilizando a realização das cirurgias, dando rotatividade aos leitos e seguindo com o planejamento do programa Opera Mais Pernambuco. Não podemos esquecer que é grande o benefício que uma ação deste porte tem no treinamento e aperfeiçoamento técnico dos urologistas, bem como, traz também grande benefício social aos pacientes com problemas relacionados a uretra”, afirma o médico urologista Gustavo Wanderley, coordenador do ambulatório de Urologia Reconstrutora e Coordenador da residência médica de Urologia do HGV e também do Departamento de Trauma e Urologia Reconstrutora da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

Segundo Gustavo Wanderley, o mutirão deverá beneficiar pacientes portadores de complexas patologias da uretra, com foco no tratamento das estenoses uretrais (estreitamento do canal uretral). Participam do mutirão como médicos convidados, o urologista do Hospital dos Servidores do Estado de Pernambuco, Benhur Lima; o urologista do Hospital Materno Infantil de Pernambuco, Rodolfo Brilhante; além do chefe do Serviço de Urologia do HGV, Evandro Falcão.

De forma pioneira, o HGV realizou, ainda como projeto piloto, em outubro do ano passado, o 1º mutirão de cirurgias urológicas. A mobilização da clínica urológica ocorreu também no Novembro Azul, com a realização de cirurgias de próstata. Em dezembro, os tratamentos cirúrgicos foram voltados para tratamento de cálculo renal. Desde 2012, a unidade promove mutirões de cirurgias urológicas com apoio dos médicos preceptores, médicos residentes e das equipes de enfermagem e técnicos.

A seleção de pacientes depende da complexidade do caso e do tempo de espera pelo procedimento. O mutirão também fortalece o treinamento e a divulgação da Urologia Reconstrutora no Brasil e tem o apoio da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

(Assessoria de Imprensa)

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: