Ex-secretário da Seap e traficante Abelha são denunciados por corrupção no RJ

O ex-secretário de Administração Penitenciária do Rio (Seap), Raphael Montenegro, e o traficante Wilton Carlos Rabello Quintanilha, conhecido como Abelha, foram denunciados pelos crimes de corrupção ativa e passiva.

A denúncia foi oferecida pelo Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (GAECO/MPRJ).

Segundo a denúncia, Montenegro permitiu a libertação de Abelha, em julho de 2021, pela porta da frente do Complexo de Bangu, mesmo sabendo que havia um mandado de prisão em aberto contra o traficante.

A investigação aponta que a soltura foi parte de um acordo ilícito. Em troca da liberdade, Abelha e a facção criminosa ofereceriam apoio político ao ex-secretário em uma futura campanha eleitoral.

Áudios obtidos pela 2ª Promotoria de Investigação Penal Territorial de Bangu e Campo Grande revelam conversas que indicam uma relação próxima entre Montenegro, o traficante e seus familiares.

Esses áudios também mostram indícios de apoio político do grupo às eleições de 2022. O caso tramita na 42ª Vara Criminal da Comarca da Capital.

A CNN procurou a defesa dos citados; o espaço permanece em aberto. A Seap também foi contatada, mas, até o momento da publicação da reportagem, não houve retorno.

Related posts

Suspeito furta mais de R$ 38 mil em roupas de shopping no interior de SP

Homem é preso por atropelar companheira após briga em bar no DF

Justiça determina que Ibama devolva macaca de estimação para família