EducaçãoPolítica

Estudantes de escolas municipais de Juazeiro/BA são certificados no Programa Despertar

Estudantes da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro foram certificados, nesta sexta-feira (29), como agentes do Programa Despertar. A iniciativa é um dos programas de promoção social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), realizada em parceria com a Prefeitura Municipal e o Sindicato dos Produtores Rurais de Juazeiro, desenvolvido com o objetivo de promover a educação socioambiental voltada para a responsabilidade social. No município, 54 escolas do campo participam do programa.

A solenidade de certificação aconteceu no Centro de Excelência em Fruticultura do Senar, em Juazeiro, e contou com a participação da superintendente de Gestão, Programas e Projetos da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), Alexandrina Araújo, da coordenadora do Programa Despertar, Michele Viana, e sua equipe, do supervisor pedagógico do Centro de Excelência, Josias Williams, e do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Juazeiro, Josival Santos Barbosa, além dos estudantes, gestores escolares, professores, representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes) e do Conselho Tutelar de Juazeiro.

“O Programa Despertar chega trazendo exatamente a questão do despertar para o cuidado com o meio ambiente, para o desenvolvimento sustentável, para saber que as ações do homem hoje podem trazer consequências no futuro. Os nossos meninos e meninas são educados para educar também suas famílias e, hoje, os nossos Agentes Despertar estão sendo certificados para compartilhar esse conhecimento, porque eles são multiplicadores na sua comunidade”, disse a superintendente de Gestão, Programas e Projetos da Seduc, Alexandrina Araújo, durante a solenidade.

Emocionada com a certificação e por representar a sua escola no evento, Maria Clara Salustiano da Silva, 10 anos, falou sobre o seu aprendizado no programa. “É muito bom ser uma Agente Despertar, porque a gente aprende a respeitar a natureza, reutilizar as coisas e a conscientizar as outras pessoas”, disse a estudante do 5º ano, da Escola Municipal Eurídice Ribeiro Viana, no povoado de Quipá.

O coordenador pedagógico do Centro de Excelência em Fruticultura do Senar, Josias Williams, também lembrou a importância do programa para o fortalecimento do desenvolvimento regional. “O Despertar é um dos programas que nós temos dentro do Senar, que trabalha com promoção social. A intenção é fazer com que essas crianças despertem o poder do empreendedorismo, para elas entenderem o quanto podem mudar a realidade a partir do local onde elas estão. O programa tem todo este foco de educação contextualizada, para que os estudantes entendam as potencialidades da sua região, do seu lugar”, frisou.

Durante a solenidade, os estudantes ainda aproveitaram para visitar os laboratórios de análise do solo do Senar.

 

 

 

com assessoria de comunicação

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: