ColunasNotícias do ParlamentoPolítica

Deputada Dulcicleide Amorim defende recomposição de impostos para Estados e municípios

Já aprovado pela Câmara, o PLC 149 prevê reposição dos valores de ICMS e ISS e deve entrar na pauta do Senado neste sábado, 2.

Por Notícias do Parlamento

 

A aprovação, pelo Senado Federal, da recomposição dos recursos de impostos perdidos por Estados e municípios em razão da pandemia de Covid-19 foi defendida pela deputada Dulcicleide Amorim (PT), no Grande Expediente desta quinta (30), durante sessão semanal remota da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

O Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 149/2019, já aprovado pela Câmara Federal, prevê a reposição dos valores de ICMS e ISS desses entes federativos. A matéria deve entrar na pauta do Senado em sessão extraordinária neste sábado, dia 2, com alterações feitas pelo presidente do Senado, o senador Davi Alcolumbre (DEM). Se aprovado com alteração, o texto retorna à Câmara Federal.

“Estados e municípios são os primeiros a receber o povo afetado pela pandemia. Mas as finanças deles já vinham combalidas nos últimos anos, e agora vislumbram perspectivas sombrias”, justificou a parlamentar.

Dulcicleide ainda registrou que existe uma projeção de queda em trono de 10% do PIB do Brasil.

“Enquanto isso os gastos crescem, com demandas novas e urgentes criadas pelo enfrentamento ao novo coronavírus. A recomposição dos impostos aos valores de 2019 amenizaria a situação, mas só pode vir da União, que tem o poder de emitir moeda e gerar recursos novos”, acrescentou.

Dulcicleide argumentou que não cabe, neste momento, fazer exigências como o congelamento de salário de servidores públicos.

“Isso não é necessário porque já está definido na Lei de Responsabilidade Fiscal. Além disso, está se falando de recomposição de orçamento, não de expansão”, explicou a petista.

APARTE

Em apartes, os deputados Teresa Leitão (PT), João Paulo (PCdoB) e Doriel Barros (PT) apoiaram o projeto federal de auxílio. “Estados e municípios não sobreviverão com os próprios recursos”, avaliou Teresa.

Romário Dias (PSD) e Antonio Fernando (PSC) destacaram a necessidade de aumentar a infraestrutura de saúde para enfrentar a pandemia.

“Nenhum Estado brasileiro estava preparado para este cenário. Mal se conseguia dar conta dos atendimentos cotidianos”, pontuou Dias. (Com Imprensa Alepe)

 

 

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: