Política

Construção de usina nuclear em Itacuruba/PE é discutida entre parlamentares em plenário

Os efeitos que essa instalação pode causar foi um dos temas debatidos na sessão desta quarta (2)

Redação Portal Tribunna com ASCOM

É fato a intenção do Governo brasileiro de viabilizar a construção de seis usinas nucleares no país, sendo a primeira em Itacuruba, no Sertão de Itaparica. A declaração é do deputado Alberto Feitosa, do Solidariedade. Nessa quarta, o parlamentar registrou em plenário a resolução federal publicada no Diário Oficial da União no último dia 30, criando um grupo técnico para dinamizar a área regulatória e desenvolver o setor nuclear brasileiro.

Feitosa iniciou o pronunciamento rebatendo artigo intitulado “Vendedores de ilusão: caso da usina nuclear em Pernambuco”, veiculado no último dia 30 pelo site EcoDebate. E defendeu que Pernambuco só tem a ganhar com o empreendimento: “Isso é fruto de um estudo longo, detalhado, de pessoas renomadas no meio da Engenharia. Inclusive capitaneadas em 2010 pelo saudoso e estimado governador do estado de Pernambuco à época, o governador Eduardo Campos, que sentiu, exatamente, os efeitos e a importância que teria a instalação de um equipamento desse aqui no estado de Pernambuco”.

O deputado Antonio Fernando, do PSC, lembrou que outros estados já manifestaram interesse na instalação de usinas, a exemplo de Minas Gerais, que pode implantar uma central no município de São Romão. Já o deputado Wanderson Florêncio, do PSC, questionou o potencial poluidor do empreendimento: “Será que é ético nós, para termos o ar condicionado, a luz e a nossa energia do momento, nós comprometermos, para outras gerações que não optaram por esse risco, de ter mantido, senhor presidente, durante dez mil anos o lixo nuclear. Hoje, é essa a regra”.

Nessa quarta, Wanderson Florêncio ainda voltou a criticar o programa Caminhos de Pernambuco. O parlamentar registrou que a iniciativa envolve 500 milhões em investimentos na recuperação de estradas até o ano de 2022, e necessita de fiscalização permanente por parte da Assembleia.

O presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, deputado Kennedy Nunes, anunciou no Plenário da Alepe a realização do Seminário Regional de Promoção e Defesa da Cidadania. O evento, que começa na manhã dessa quinta, na Assembleia, faz parte de um ciclo de encontros promovidos pela Unale com o objetivo de ampliar o debate em todas as Casas Legislativas do Brasil sobre as principais bandeiras da entidade. Entre os temas que serão discutidos está a prevenção ao suicídio e automutilação: “A gente se acostuma a cuidar da pressão arterial, a gente se acostuma a cuidar das doenças cardiovasculares, renais, fazer exercício físico, botar botox, mas a gente não tem o costume de cuidar da saúde mental. E nós estamos tendo, presidente, a cada 40 minutos, uma pessoa se matando no país”.

Antônio Moraes, do PP, destacou a atuação de policiais civis e militares na Zona da Mata Norte. Segundo o parlamentar, os profissionais alcançaram o maior índice de redução de homicídios na história da região, sendo agraciados com o Prêmio de Defesa Social. A honraria, prevista em lei, é concedida em função do desempenho policial na redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais.

O deputado Marco Aurélio Meu Amigo, do PRTB, repercutiu a divulgação de um vídeo que registra a depredação e furto de partes dos corrimões das pontes históricas do Recife. O parlamentar ressaltou o valor material e turístico das construções, e fez um apelo à Prefeitura para que o efetivo da guarda municipal seja reforçado nas localidades.

O aumento da dívida pública brasileira foi analisado pelo deputado João Paulo, do PCdoB. De acordo com o parlamentar, 43% dos gastos públicos são destinados ao pagamento dos juros do déficit, enquanto os custos de setores como saúde e educação não chegam a 16%.

A aprovação, em segundo turno, da proposta que regulamenta a atuação das comunidades terapêuticas em Pernambuco foi comemorada pelo deputado Pastor Cleiton Collins, do PP. Ele destacou a importância de reconhecer um serviço que vem sendo prestado há 52 anos por essas entidades de acolhimento.

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: