Bastidor (Cinara Marques)Colunas

Chumbo grosso na Câmara de Petrolina: integrantes da bancada governista podem instalar CPI do São João do Vale

A CPI visa apurar os desvios de recursos durante os festejos e cuja investigação encontra-se no MPF e PF, conta um dos integrantes da possível CPI

BASTIDOR por Cinara Marques

O chumbo grosso entre oposição e situação na Câmara de Vereadores de Petrolina/PE, no sertão, parece que terá novo embate, após as discussões da última terça, 24, quando a bancada do governo rejeitou pedido de informações dos oposicionista sobre empresas que teriam sido citadas nas investigações da Operação Lava Jato e que seriam prestadoras de serviços da Prefeitura.

Agora, o novo round entre os dois grupos no poder legislativo petrolinense, vem com uma novidade. Alguns integrantes da bancada governista na Casa já articulam nos bastidores, a instalação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar o São João do Vale, nome dos festejos juninos durante o governo do ex-prefeito Julio Lóssio.

Como já e de conhecimento público, a ex=gestão municipal encontra-se sob investigação no Ministério Público Federal e na Polícia Federal, tendo como principais motivos, as irregularidades denunciadas como desvios recursos públicos na realização do São João do Vale. Segundo um dos articuladores da CPI, o processo  que tramita na PF e MPF, “consta ainda de investigações de ex-assessores do governo Lóssio, inclusive integrante da família do líder da oposição na Câmara, vereador Paulo Valgueiro”, salientou um dos membros da movimentação para a instalação da CPI.

Três integrantes da bancada já assinaram a CPI. O trio aguarda outras quatro assinaturas para completar os sete integrantes e poder dar entrada na Comissão Parlamentar, segundo o Regimento Interno da Câmara.

Foto: Jean Brito/divulgação

PAUTA RECORRENTE

As denúncias contra os gastos do São João do Vale, vêm sendo pauta recorrente na Casa Plínio Amorim desde a legislatura passada, através do vereador Ronaldo Cancão, PTB, que apesar de crítico da ex-gestão neste e em outros temas, não integra essa articulação de uma possível CPI do São João do Vale.

Mas as denúncias contra o que sempre chamou de irregularidades do São João do governo Julio Lóssio, foram feitas pelo petebista que fez forte oposição a Lóssio.

Em nota divulgada na imprensa na época, no começo do segundo governo de Julio, Ronaldo Cancão  cobrava transparência por parte do ex-prefeito na questão dos gastos com os festejos..O vereador hoje governista, sempre fez  e faz questão de lembrar, das investigações sobre o São João do Vale.

“Eles não tiveram a mesma transparência na gestão passada, tanto é que foram alvo de uma investigação realizada pela Polícia Federal (PF). A população de Petrolina vai saber o que ocorreu no São João de 2012 e 2013”, finalizou em nota divulgada na imprensa recentemente.

Na sessão de terça, 24, Ronaldo Cancão defendeu o grupo que integra devido os últimos acontecimentos da Operação Lava Jato e lembrou que o ex-gestor de Petrolina é alvo de vários processos, mas mesmo assim, nunca desrespeitou o nome de Julio Lóssio na Casa.

A coluna deixa o espaço aberto e legítimo para os devidos esclarecimentos dos nomes citados.

Ouça ainda a fala de Ronaldo Cancão na tribuna na última sessão plenária do poder legislativo petrolinense, lembrando de investigações da ex-gestão municipal:.

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: