Política

Chesf entrega primeira etapa da Usina Fotovoltaica Flutuante do Reservatório de Sobradinho/BA

Com presença de comitiva presidencial, o equipamento é o maior projeto de pesquisa e desenvolvimento desse tipo de tecnologia instalado num reservatório hidrelétrico

Da Redação

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) entregou, neste dia 5 de agosto, com a presença de comitiva presidencial, a primeira etapa da Usina Solar Flutuante instalada no Reservatório de Sobradinho, na região Norte da Bahia. A solenidade contou com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro; autoridades do Governo Federal e Estadual e do Setor Elétrico Nacional.

O evento marcou a energização da Usina Solar Flutuante, que tem uma potência de  geração de 1MWp (Mega Watt pico) e está interligada à Usina. Esse é o maior projeto de Pesquisa & Desenvolvimento desse tipo de tecnologia instalado em reservatório de hidrelétrica do País. A segunda etapa do projeto contemplará uma nova Usina Solar Flutuante, também no Reservatório de Sobradinho, e ao término da conclusão da segunda etapa, a capacidade instalada será de 2,5MWp. O valor do investimento nessas duas plantas solares totaliza a R$ 56 milhões.

Este é primeiro estudo sobre a instalação de usina solar flutuante em lagos de hidrelétricas, aproveitando a área sobre a lâmina d’água dos reservatórios e evitando desapropriação de terras. Além desse fato importante, esse tipo de usina permite aproveitar as mesmas subestações e linhas de transmissão que escoam a energia produzida pela hidrelétrica. Projetos similares já foram iniciados em outros países, mas não em reservatórios de hidrelétricas.

O Projeto integra o Centro de Referência em Energia Solar de Petrolina (Cresp), que já implantou planta fotovoltaica (em terra) de 2,5 MWp. O Cresp tem uma carteira de projetos a serem implantados que somam cerca de R$ 200 milhões (incluindo a Usina Fotovoltaica Flutuante).

USINA

O projeto tem o objetivo de comparar a eficiência de projetos solares implantados em terra e em água, compondo as demais pesquisas com diferentes tecnologias no Centro de Referência em Energia Solar de Petrolina (Cresp), e promovendo assim avanços na geração em energia solar.

A região Nordeste apresenta altos índices solarimétricos e por isso é considerada área com grande potencial para aproveitamento de geração solar.

O atual projeto instalado no Reservatório de Sobradinho (BA), com 1 MWp, tem 3.792 módulos de placas solares; área total de 11 mil m²; é fixado ao fundo do lago por cabos, com material próprio para suportar o peso das placas e dos trabalhadores que atuam na construção e manutenção.

O projeto de pesquisa analisará o grau de eficiência da interação de uma usina solar em conjunto com a operação de usinas hidrelétricas. A pesquisa focará fatores como a radiação solar incidente no local; produção e transporte de energia; instalação e fixação no fundo dos reservatórios; a complementariedade da energia gerada; e o escoamento desta energia. Os resultados dos projetos permitirão avaliar a eficácia da produção média de energia solar nesses locais.

Os estudos ambientais também serão contemplados na pesquisa, focando o efeito da planta fotovoltaica sobre a água do rio, além dos impactos na biota aquática.

A Chesf prevê, também, a instalação de 1,25MWp de fotovoltaica flutuante no reservatório da Usina de Boa Esperança, no Piauí, a ser instalada em 2020.

 

 

FOTOS: REPRODUÇÃO INTERNET

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: