EleiçõesNotícias do ParlamentoPolítica

Cerceamento? Câmara de Petrolina deixa de transmitir as sessões no canal oficial do youtube durante as eleições e fecha grupo de comunicação com a imprensa

POR NOTÍTICAS DO PARLAMENTO

A volta das sessões ordinárias da Câmara Municipal de Petrolina/PE neste 1º de agosto, já chega com polêmica, após quase 50 dias de recesso. Em nota enviada pela assessoria  de imprensa da Casa que tem como presidente o vereador e candidato à reeleição, Aero Cruz (PDT), foi informado que não mais seriam transmitidas as sessões através do canal oficial do legislativo na plataforma YouTube.

Outra medida, sem aviso prévio, foi o fechamento do grupo de comunicação da assessoria de imprensa da Câmara com os profissionais de comunicação que cobrem as atividades e sessões da Casa Plínio Amorim.

No primeiro caso, a nota da assessoria alega que a não exibição das sessões ao vivo no Youtube e demais redes sociais da Câmara, atende “recomendações do Ministério Público Eleitoral de Pernambuco e em respeito às vedações constantes na Lei nº 9.504/97 aos agentes públicos, durante o período que compreende a campanha eleitoral”.

Entretanto, em pesquisa nos canais do MPPE não conseguimos detectar nenhuma recomendação neste sentido, tanto que outros legislativos em PE mantém a transparência de transmitir as sessões nos canais próprios como a Câmara de Vereadores de Cabrobó que tem a exibição no seu canal no Facebook ao vivo.

Sobre o fechamento do grupo de relacionamento da imprensa oficial da Câmara com os veículos e profissionais que cobrem a Casa, ainda não obtivemos resposta, aliás nem sobre outras câmaras estarem mantendo a exibição ao vivo das sessões ordinárias e em Petrolina, parar a transmissão..

O grupo de whatsapp foi fechado sem nenhum aviso prévio aos veículos e profissionais que fazem a cobertura das sessões com foco de informar melhor aos eleitores e a população como um todo. Aguardamos respostas. Também não ouvimos nenhum questionamento dos vereadores nem da bancada do governo nem da oposição, sobre tais medidas.

Seria cerceamento do direito da população ao livre direito de imprensa? Vamos questionar do presidente Aero Cruz que motivos são esses de ‘fechar’ a comunicação digital da Câmara com o publico e com o canal de relacionamento do poder com a imprensa, alegando o processo eleitoral, sem que outros legislativos façam o mesmo.

CONFIRA ABAIXO A NOTA DA ASSESSORIA DE IMPRENSA DA CÂMARA MUNICIPAL SOBRE ESSAS MEDIDAS NO MÍNIMO, ESTRANHAS:

A Câmara Municipal de Petrolina informa que seus canais de comunicação sofrerão as seguintes alterações:

*Site:* O portal funcionará com atualização dos itens relacionados às áreas de transparência e serviços; a área “Notícias” na página principal estará suspensa. A Pauta das Sessões e as proposições apresentadas constarão na área do site destinada a este fim, denominada “Documentos Oficiais”;

*Redes Sociais:* As publicações nas redes sociais da Casa estarão suspensas até o encerramento do período eleitoral;

*Produção de Imagens:* As transmissões no canal do YouTube, bem como a produção e veiculação de imagens e fotografias dos vereadores, estarão suspensas até o fim do período.

A Casa Plínio Amorim destaca que as medidas adotadas têm como objetivo o cumprimento da legislação eleitoral em vigor e visam proporcionar igualdade de oportunidades entre os candidatos durante o pleito eleitoral.

 

 

 

 

Cinara Marques/redação Portal Tribuna Nordeste

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: