PolíticaSaúde

Capacitação visa combater ruído na comunicação entre profissionais e pacientes da UPAe Petrolina

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) está promovendo, esta semana (de 26 a 30), um treinamento sobre Comunicação Assertiva. A capacitação está sendo ofertada pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) e tem como público-alvo a equipe de enfermagem da urgência, emergência e clínica cirúrgica.

A iniciativa cumpre a segunda meta internacional de Segurança do Paciente e visa diminuir eventos adversos provocados por ruídos ou falhas na comunicação entre profissionais e/ou entre profissionais e pacientes.

“A comunicação faz parte de todas as etapas da assistência ao paciente, desde a sua admissão até a sua alta. Então, precisa ser feita de forma clara, simples, objetiva e assertiva”, esclarece a enfermeira gerente do NEP, Hendi Fernandes, que também é a gerente do Núcleo de Segurança do Paciente da Unidade.

Entende-se que ocorre uma comunicação assertiva quando o significado pretendido pelo “falante/ emissor” e o significado que o “ouvinte/receptor” percebe são o mesmo, ou seja, há entendimento da mensagem transmitida, sem ruídos, distorções ou ambiguidades.

“Essa clareza e o entendimento deve acontecer, inclusive, nos dois sentidos. Com o treinamento pretendemos melhorar essa comunicação entre os profissionais da assistência, e entre os profissionais e usuários do serviço”, acrescenta.

Durante o treinamento, o NEP focou no desenvolvimento de estratégias para melhorar essa comunicação, como também buscou incentivar a notificação de eventos adversos relacionados ao tema.

Já o treinamento sobre Humanização no Atendimento, que também acontece esta semana, está envolvendo a equipe de portaria, recepção, maqueiros e condutores de ambulância. A humanização na área da saúde é importante porque torna as rotinas e ambientes mais leves e saudáveis para todos. Em vez de interações distantes e frias, o conceito propõe uma proximidade que ultrapassa barreiras e facilita a troca de informações entre pacientes e profissionais de saúde.

De acordo com Hendi, os dois treinamentos se cruzam e se complementam. “São iniciativas que se somam em prol da excelência do nosso atendimento. Uma boa assistência começa nas pessoas, por isso investimos tanto nelas”, pondera a gerente.

 

 

com assessoria de comunicação

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios