Bastidor (Cinara Marques)ColunasPolítica

Bolsonaro critica governadores do NE que não aceitam escolas cívico-militar.; autoridades da área da educação na região, rebatem: “modelo sem norte”

BASTIDOR por Cinara Marques

Sem eira nem beira: Bolsonaro queria que governadores do NE aceitassem modelo de escola cívico-militar e criticou os gestores em lançamento da primeira unidade da ‘aberração’ que ele criou junto com o controverso ministro da Educação, Abraham Weintraub.

Autoridades da educação nos estados nordestinos rebateram Bolsonaro e lembraram os números positivos da educação do NE em índices educacionais e nas notas do Enem

Jair Bolsonaro que não perde a mania de falar o que não deve, como chefe maior de uma nação, mais uma vez mostrou sua incapacidade para o posto que assume, fruto de uma eleição baseada em mentiras e disseminadas em redes sociais e em aplicativo de mensagens.

Nesta segunda-feira, 3, durante o lançamento da pedra fundamental da primeira unidade do que foi batizado por esse governo de escola cívico-militar, em São Paulo, Bolsonaro tinha que mirar suas ‘perolas’ para algo ou alguém e dessa vez foram para os governadores do Nordeste que não aceitaram esse tipo de modelo de educação.

Além de criticar os gestores nordestinos, Bolsonaro que é o símbolo maior das fake news na política na atualidade, apresentou no discurso, um dado mentiroso. Disse que o Brasil tinha ficado em último lugar no PISA – Programa Internacional de Avaliação de Alunos – quando na verdade o último desse ranking é a Argentina. Alguns alunos brasileiros ficaram nas últimas colocações, mas na lista geral, o Brasil está bem longe da última colocação.

Para responder e explicar porque os governos do Nordeste não adotaram modelos de escolas cívico-militar nos estados, foram escalados autoridades ligadas à educação nos estados.

Na Paraíba, o secretário Cláudio Furtado foi claro e objetivo na resposta a mais uma insanidade do Governo Bolsonaro. Ele deixou claro que não existe necessidade de mudar o modelo da educação no país.

“Para participar de um programa, precisamos saber qual o modelo. Foi mandado apenas um ofício ao Governo sem dar nenhum detalhe de como seria e qual a necessidade deste tipo de escola. Não temos nada contra a escola cívico militar. Na Paraíba temos escola que forma para essa carreira. A afirmação de que são formados militantes no Nordeste é sem norte (mais uma besteira dita pelo dito presidente). Basta ver os resultados da educação aqui na região. O Ceará é modelo, inclusive. Aqui na Paraíba, as escolas técnicas integrais também são modelo e respeitamos a liberdade de cátedra e o método científico”, disse Furtado.

O deputado federal Danilo Cabral (PSB/PE), presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Nordeste e membro da Comissão de Educação da Câmara, disse que ao atacar a educação no Nordeste, o presidente Jair Bolsonaro mostra, mais uma vez, o total desconhecimento sobre as experiências exitosas da Região”.

O parlamentar lembra que são do Nordeste os melhores resultados na educação pública brasileira, reconhecidos pelo próprio Ministério da Educação.

Danilo cita como exemplo os casos de Pernambuco, Ceará e Maranhão. Os dois primeiros apresentam os melhores resultados no Ideb no Ensino Médio e no Ensino Fundamental, respectivamente. E o Maranhão paga o melhor salário para os professores.

“Pernambuco tem o maior o número de matrículas em ensino integral do país, alcançando a meta do Plano Nacional de Educação (PNE) antes de qualquer outra unidade da federação”, acrescentou.

“Infelizmente, o governo, ao invés de apontar os caminhos estratégicos para a educação brasileira, insiste no debate periférico e pequeno dos valores”, frisou Danilo Cabral, que apresentou um pedido de convocação do ministro Abraham Weintraub para dar explicações sobre os erros nas notas do Enem no Plenário da Câmara.

 

 

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios