quarta-feira, janeiro 22, 2025
Casa Mundo Avião caiu no Cazaquistão por interferência externa, indica resultado preliminar de companhia

Avião caiu no Cazaquistão por interferência externa, indica resultado preliminar de companhia

por tiagotortella
0 Comente
aviao-caiu-no-cazaquistao-por-interferencia-externa,-indica-resultado-preliminar-de-companhia

A Azerbaijan Airlines disse nesta sexta-feira (27) que resultados preliminares mostraram que o avião que caiu no Cazaquistão na quarta-feira (27) sofreu “interferência física e técnica externa”.

O órgão de fiscalização da aviação da Rússia, por sua vez, pontuou que a aeronave decidiu desviar de rota em meio a uma densa neblina e um alerta local sobre drones ucranianos.

A Rosaviatsia afirmou que o capitão da aeronave recebeu a oferta de outros aeroportos para pousar, mas escolheu ir para Aktau, no Cazaquistão.

A agência pontuou que fornecerá suporte abrangente às investigações cazaques e azerbaijanas sobre o caso.

Indícios sugerem que avião foi abatido

Os primeiros indícios sugerem que um sistema antiaéreo da Rússia pode ter derrubado o jato de passageiros que caiu no Cazaquistão no dia de Natal, afirmou uma autoridade dos Estados Unidos à CNN.

Esta é a primeira vez que autoridades dos EUA avaliam o acidente de quarta-feira (25).

A agência de notícias Reuters também noticiou na quinta-feira, citando quatro fontes anônimas do Azerbaijão que teriam conhecimento da apuração do caso, que a defesa aérea da Rússia abateu a aeronave.

Se isso for confirmado, o avião pode ter sido identificado erroneamente, sendo que unidades russas mal treinadas dispararam negligentemente contra o uso de drones pela Ucrânia, segundo a fonte dos EUA.

Imagens compartilhadas nas redes sociais na quarta-feira mostraram buracos visíveis nos destroços do avião da Azerbaijan Airlines.

A Reuters conseguiu confirmar a localização e a data do vídeo e que os destroços correspondem ao avião do acidente. Veja:

Ainda assim, autoridades do Azerbaijão, Cazaquistão e Rússia pediram às pessoas que não especulem sobre o acidente até que as investigações sejam concluídas.

Uma comissão foi criada para investigar o caso, envolvendo representantes dos três países.

No entanto, as agências de aplicação da lei da Rússia e do Azerbaijão não terão permissão para conduzir uma investigação forense, pontuou o vice-primeiro-ministro do Cazaquistão, Kanat Bozumbayev, de acordo com a mídia estatal cazaque.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

News Post 2025 © Todos direitos reservados