O PED – Processo de Eleições Diretas do Partido dos Trabalhadores (PT), ocorre neste domingo, 6 de julho, das 9h às 17h. Se tiver segundo turno, a data será 20 de julho.
O PED é o processo de escolha dos filiados e filiadas petistas para os comandos do partido no país, estados e municiípios. São 4 candidatos a presidente para a presidência da sigla: Edinho Silva (nº 180), Romênio Pereira (nº 150), Rui Falcão (nº 130) e Valter Pomar (nº 120).
Oito chapas apresentaram suas teses para o Processo de Eleição Direta (PED) do Partido dos Trabalhadores, que vai definir o próximo presidente da legenda. A votação ocorre neste 6 de julho e mobiliza militantes em todo o país para fazer a escolha de quem comandará o diretório nacional do PT nos próximos quatro anos. As teses são documentos que evidenciam os programas e prioridades da gestão da chapa.
Conheça as oito chapas nacionais do PED:
— Lula, PT e Resistência Socialista: lutar contra a desigualdade e pela democracia, concorre com o número 200, e tem como representantes Camila Moreno, Paulo Teixeira e Henrique Fontana.
— A Diálogo e Ação Petista – Virar à Esquerda, concorre com o número 210 e é representada por Markus Sokol, Luiz Eduardo Greenhalgh, Paulo José, Sumara Ribeiro e Pascoalina Souza.
— A chapa Esperança é Vermelha concorre com o número 220 e é representada por Natalia de Sena, Valter Pomar, Júlio Quadros, Jandira Uehara e Patrick Araujo.
— A Somos Todos PT em Movimento concorre com o número 250 e é representada por Romenio Pereira, Saulo, Ivoneide Souza, João Mauricio e Maria Dizioneide Barroncas.
— A Campo Popular concorre com o número 270 e é representada por Cicero Balestro, Luiz Alberto Sabanay, Misiara Oliveira e José Américo.
— A Derrotar a Extrema-Direita e Avançar na Construção de um Novo Brasil concorre com o número 280 e é composta pelo atual presidente do PT, Humberto Costa e por Carlos Veras, Kiko Celeguim, Gleide Andrade e Whashington Quaquá.
— A chapa Muda PT, Lutar é o Caminho. Lula 2026! concorre com o número 290 e está representada por Joaquim Soriano, Carlos Henrique Árabe, Tatau Godinho, Augusto Franco e Rui Ricardo da Luz.
— A chapa A força da Militância com Edinho e Lula concorre com o número 299 e tem como representantes Miguel Ângelo, Carlos Magno, Cristiano Tadeu, Rebeca Queiroz e Paulo Luiz.
Clique e veja a tese de todas as chapas:
Lula, PT e Resistência Socialista: lutar contra a desigualdade e oela democracia, nº 200
Diálogo e Ação Petista – Virar à Esquerda, nº 210
Somos Todos PT em Movimento, nº 250
Derrotar a Extrema-Direita e Avançar na Construção de um Novo Brasil, nº 280