O professor Jarbas Câmara, leitor do PORTAL TRIBUNA NORDESTE, estamos bronca com a Compesa. Ele enviou uma nota de repúdio contra a concessionária de água e esgoto na região. Segundo Jarbas, ele é morador do bairro José e Maria, zona norte de Petrolina, e há quase três meses não chega a fatura para pagamento do serviço em sua residência.
Confira:
NOTA DE REPÚDIO À COMPESA – PETROLINA/PE
Eu, Prof. Jarbas Câmara, morador da Rua Boa Esperança, Bairro José e Maria – Petrolina/PE, venho, por meio desta, manifestar veemente repúdio à Companhia Pernambucana de Saneamento – COMPESA, responsável pelo abastecimento de água, esgoto e saneamento básico em nossa cidade.
Há cerca de 90 dias, os moradores algumas ruas do bairro não recebem a fatura impressa de água em suas residências, impossibilitando o acompanhamento e pagamento regular do serviço essencial. Tal omissão demonstra descaso e desrespeito com os consumidores.
Ao procurar esclarecimentos no escritório da COMPESA, os atendentes informaram não saber o que está ocorrendo com a leitura e a entrega das contas no bairro José e Maria. A falta de informação, de organização e de transparência por parte da empresa evidencia um grave problema de gestão interna, cujas consequências estão recaindo injustamente sobre a população.
Indigna ainda mais o fato de que, quando solicitada a 2ª via da fatura, a COMPESA emite boletos baseados em estimativas e leituras passadas, o que pode gerar cobranças indevidas ou distorcidas.
Pergunto: em caso de não pagamento por parte da população – que sequer está recebendo a cobrança corretamente –, a COMPESA irá cortar o fornecimento de água das residências?
Reforço que não podemos pagar pela incompetência, negligência ou conflitos internos de uma empresa pública que deveria prezar pela dignidade do cidadão.
Solicito, com urgência, que as autoridades competentes – Ministério Público, Defensoria Pública, Procon, Câmara de Vereadores e Prefeitura – tomem providências quanto a essa situação inaceitável, a fim de garantir os direitos dos consumidores e o respeito à nossa população.
Petrolina-PE, 04 de julho de 2025.
Prof. Jarbas Câmara SouzaRua Boa Esperança – Bairro José e Maria
COMPESA RESPONDE
Em resposta a nossa redação, a Assessoria de Imprensa da Compesa na região onfirmou o problema, esclarecendo que houve um atraso da empresa terceirizada, mas a situação já vem sendo resolvida até terça, 8.
Veja a nota:
Veículo: Portal Tribuna do Nordeste
Demanda: Oi Carol, tem problema na entrega da conta de água no bairro José e Maria? Recebi de um leitor.
Resposta: A Compesa informa que a entrega das faturas na Rua Boa Esperança do bairro José e Maria será regularizada na próxima terça-feira (08).).