Em meio à recente onda de tarifas impostas pelo presidente Donald Trump, a queda dos mercados globais e a incerteza econômica generalizada, consumidores ao redor do mundo estão mais determinados do que nunca a escolher um banco em que possam confiar. No entanto, avaliar quais instituições financeiras são capazes de atender às necessidades dos clientes não é uma tarefa simples.
Para facilitar essa escolha, a Forbes, em parceria com a empresa de pesquisa de mercado Statista, elaborou o ranking dos Melhores Bancos do Mundo, com base nas respostas de mais de 50 mil pessoas, em 34 países e 17 idiomas diferentes. Entre os 385 bancos selecionados pela Forbes dos EUA, 8 são brasileiros — 6 deles com sede em São Paulo.
Chama atenção o fato de que 265 bancos da lista do ano passado foram novamente selecionados neste ano, o que demonstra um desempenho consistentemente elevado. Além disso, 18 instituições conseguiram manter a primeira colocação em seus respectivos países.
Os representantes do Brasil refletem bem o atual momento do setor bancário nacional, com uma combinação de instituições tradicionais e fintechs — estas últimas, surgidas nos últimos anos. Qualquer banco que oferecesse conta corrente ou poupança estava apto a ser avaliado. Você pode conferir a lista completa clicando neste link.

PREFERIDO DO BRASIL
A instituição número 1 tanto no México quanto no Brasil foi o Nubank, um de tantos bancos digitais que aparecem na lista global. Com 100 milhões de clientes no Brasil (cerca de metade da população adulta do país), o banco é conhecido por sua abordagem centrada no cliente. Os “Nubankers” (como a empresa chama seus funcionários) ouvem atentamente o que os clientes dizem, e o banco melhora constantemente seus serviços com base nesse feedback.
“Todos os Nubankers são convidados a acompanhar periodicamente o atendimento ao cliente para realmente entender o tipo de feedback que estamos recebendo na ponta”, diz David Vélez, fundador e CEO do Nubank.
“A liderança do Nubank, inclusive eu, participa regularmente.”
E essa insistência em ouvir deu resultado: o Banco Central do Brasil, que regula o Nubank, registrou o menor número de reclamações entre as 15 maiores instituições financeiras nos dois últimos trimestres de 2024.
“Ser 100% digital também nos permite oferecer produtos sem tarifas e com algumas das menores taxas de juros do mercado”, afirma Vélez. “Estamos confiantes de que, ao priorizar o que é melhor para nossos clientes, estamos conquistando sua lealdade por décadas.”
VEJA A LISTA DO BANCOS MAIS QUERIDO DOS BRASLEIROS:
Nubank
Fundação: 2013
Colaboradores: 7.686
CEO Global: David Vélez
Pagbank
Fundação: 2006
Colaboradores: 8.849
CEO: Alexandre Magnani
Inter&Co
Fundação: 1994
Colaboradores: 2.300
CEO: João Vitor Menin
Itaú Unibanco
Fundação: 1924
Colaboradores: 92.900
CEO: Milton Maluhy Filho
Sicredi
Fundação: 1995
Colaboradores: 45.000
CEO: César Gioda Bochi
Banco BTG Pactual
Fundação: 1983
Colaboradores: 5.556
CEO: Roberto Sallouti
Bradesco
Fundação: 1943
Colaboradores: 86.222
CEO: Octavio de Lazari
Banco Sofisa
Fundação: 1961
Colaboradores: 866
CEO: Alexandre Burmaian