Por Cinara Marques, da redação do Portal Tribuna Nordeste
TRIBUNA AGRO NE/PONTO NOVA/BA – O município de Ponto Novo, no Norte da Bahia, vive um novo momento de desenvolvimento econômico com a abertura comercial nesta quarta, 8, do Mercado do Produtor, também conhecido como a ‘nova Ceasa de Ponto Novo’. O espaço será aberto quartas, quintas, sextas e sábados, a partir das 5h da manhã até 12h.
O equipamento vai reunir produtores rurais, comerciantes e consumidores de toda a região. Localizada a 45 km de Senhor do Bonfim e cerca de 200 km de Juazeiro, a maior cidade da região Norte baiano, Ponto Novo passa a integrar o mapa dos principais centros de abastecimento da agricultura familiar no interior da Bahia.

A nova estrutura foi projetada para incentivar a produção local de hortifrutigranjeiros, gerar renda e movimentar a economia regional.
A prefeita Dra. Fabiane Azevedo destacou a importância do empreendimento para o fortalecimento da agricultura e a valorização dos trabalhadores do campo.
“O Mercado do Produtor é um sonho antigo que se torna realidade. Aqui, os agricultores terão um espaço digno para comercializar seus produtos e ampliar seus negócios, fortalecendo não apenas Ponto Novo, mas toda a região Norte da Bahia. É um investimento que gera oportunidades, emprego e desenvolvimento sustentável”, afirmou.
Já o secretário municipal de Agricultura, Joaz Santos, ressaltou o papel estratégico da Ceasa para o escoamento da produção e integração com outros polos econômicos. Ele frisa essa obra como um marco para o município e região.
“Estamos conectando Ponto Novo aos grandes centros de consumo da Bahia e do Nordeste. Este é um marco para o setor agrícola local, que agora terá mais estrutura, visibilidade e condições de expandir sua produção com qualidade e competitividade. É um marco para toda a nossa produção, gerando empregos e renda e fortalecendo a nossa economia. Além de evitar gastos de ter que se deslocar para outros municípios ”, disse o secretário.

O novo entreposto vai comercializar uma variedade de frutas, verduras, legumes, grãos e produtos de origem animal, priorizando a produção regional. A expectativa é de que o espaço se torne, em pouco tempo, referência no abastecimento agroalimentar da região, beneficiando produtores, feirantes e consumidores de diversos municípios vizinhos.
Com a inauguração do Mercado do Produtor, Ponto Novo reforça sua vocação agrícola e dá mais um passo importante rumo à integração econômica e ao fortalecimento do interior baiano, ampliando os horizontes da agricultura familiar e o desenvolvimento do Nordeste.


