A Prefeitura de Sento Sé/BA, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou na sexta-feira e sábado, dias 3 e 4, o Programa de Formação Continuada: Educação Integral e de Tempo Integral – Garantindo o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões, uma iniciativa estratégica que visa fortalecer a política de Educação Integral no município.
O programa é direcionado a professores, coordenadores, diretores, monitores, pessoal de apoio do Grupo Escolar Municipal de Tempo Integral Dr. Antônio Balbino, escola piloto da política implantada no município, além de técnicos da SME, e acontece em quatro encontros: dias 3 e 4 de outubro e 24 e 25 de outubro de 2025.
Durante os dois primeiros encontros, realizados nos dias 3 e 4, foram abordados os temas do 1º Ciclo da formação, com o foco em “Educação Integral: uma concepção necessária para potencializar a prática pedagógica e o tempo escolar”.
As discussões trataram dos marcos legais, princípios e diretrizes da Educação Integral em Tempo Integral, além de reflexões sobre a gestão escolar, os espaços educativos, a organização curricular e a valorização de práticas interdisciplinares. De acordo com o secretário municipal de Educação, Jeorge Ribeiro, o programa representa um avanço significativo na consolidação da política de educação pública de qualidade no município.

“Estamos construindo um novo tempo na educação de Sento Sé. Essa é uma política que humaniza o ensino, amplia as oportunidades de aprendizagem e fortalece o papel social da escola. É um investimento direto na valorização dos profissionais e no futuro dos nossos estudantes”, destacou o secretário.
O programa
Ministrado pelo professor Dr. Henrique Júnior, responsável pela condução técnica e pedagógica da formação, o programa está alinhado às políticas nacional, estadual e municipal de Educação Integral O próximo ciclo formativo, que acontece nos dias 24 e 25 de outubro, abordará o tema “Interdisciplinaridade e Avaliação na Educação Integral”, com foco na integração entre áreas do conhecimento e na promoção de práticas avaliativas que respeitem o desenvolvimento integral do estudante.
com assessoria de comunicação

